XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

BENEFÍCIOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA EM INDIVÍDUOS PÓS-OPERADOS NÃO ADERENTES AO TRATAMENTO E USUÁRIOS DE ÁLCOOL.

Introdução

A obesidade é uma doença crônica, complexa, epidêmica e multifatorial, que envolve fatores genéticos, ambientais, comportamentais, endócrinos, dietéticos, psicológicos e sociais. Diante desta realidade acentua-se a necessidade do conhecimento do perfil epidemiológico, clínico e o uso do álcool nos indivíduos que apresentam não adesão ao tratamento e seguimento pós-operatório, podendo acarretar co-morbidades físicas e psíquicas que poderiam ser evitadas.

Objetivo

Caracterizar um grupo de indivíduos obesos que não retornaram às consultas ambulatoriais, durante pelo menos um ano após terem sido submetidos à cirurgia bariátrica, no próprio Serviço.

Método

Este é um estudo analítico transversal que envolveu 100 indivíduos obesos operados e não cumpriram as consultas agendadas há pelo menos um ano. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário sociodemográfico, instrumento de avaliação da adesão ao seguimento ambulatorial pós-operatório e do consumo de álcool, denominado questionário AUDIT - Alcohol Use Disorder Identification Test.

Resultados

Dentre 62 pacientes incluídos no estudo, 54 eram mulheres (87,1%) e 42 brancas (67,7%). A confirmação do abuso de álcool foi identificada em 32 doentes (51,6%), relacionando esse abuso com a não adesão ao tratamento e seguimento pós-operatório. Além disso, nesse grupo foi constatado alteração da creatinina sérica. Esse abandono ao tratamento foi também correlacionado com o maior peso inicial por ocasião da cirurgia bariátrica. Essa casuísta demonstra ainda as alterações bioquímicas encontrada no grupo, de não adesão parcial (pelo menos 12 meses), sendo: HB, HT, TGO, TGP, albumina, ferritina, triglicérides, colesterol e proteínas. A não adesão total ocorreu principalmente em indivíduos sem companheiros, com aumento de HT, TGP, uréia, ferritina, proteínas séricas e ganho de peso, desde a última consulta.

Conclusão

As características dos indivíduos que não retornaram e fazem uso regular de álcool, são mulheres, de raça branca, com companheiros, residência própria, com renda de 1 a 3 salários mínimos, com religiosidade, sem convênio médico particular, relatando serem saudáveis e negam usam de drogas. As alterações bioquímicas foram pouco significativas em relação aos benefícios proporcionados pela cirurgia bariátrica, mesmo nos usuários de álcool, que abandonaram o acompanhamento pós-operatório.

Palavras-Chave

Obesidade ; Cirurgia Bariátrica ; Álcool

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Elaine Cristina Cândido, Ana Maria Neder de Almeida, Jessica Eloá Poletto, Everton Cazzo, Elinton Adami Chaim