XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

APENDICECTOMIA CONVENCIONAL VERSUS VIDEOLAPAROSCÓPICA

Introdução

A apendicite aguda é o abdome agudo inflamatório cirúrgico emergencial de maior prevalência. As técnicas operatórias de apendicectomia convencional (aberta) e videolaparoscópica (VLP) são amplamente difundidas e utilizadas a depender da indicação do cirurgião e a disponibilidade dos recursos do serviço hospitalar.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo analisar a casuística do Hospital Municipal Walter Ferrari em Jaguariúna SP em relação às apendicectomias convencionais e videolaparoscópicas. Comparar os resultados de apendicectomias da técnica convencional com aqueles encontrados através do uso da videolaparoscopia usando variáveis.

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo entre 2019 e 2020, de 88 pacientes maiores de 12 anos submetidos a cirurgia aberta (convencional) e videolaparoscópica, por apendicite aguda com análise descritiva dos dados que avalia em determinadas variáveis os resultados das técnicas por meio de comparação. Os dados foram coletados a partir do sistema de prontuários dos pacientes. As variáveis analisadas e comparadas são: valor médio dos dias de internação, presença de intercorrências e dor mais intensa no período pós-operatório, aceitação e progressão de dieta no pós operatório, presença de infecção em ferida cirúrgica.

Resultados

Os pacientes do sexo masculino foram mais prevalentes e a cirurgia videolaparoscópica foi indicada em casos da doença com menor tempo de evolução. Consequentemente as apendicites de grau mais evoluído foram submetidas à cirurgia convencional. Entretanto para efeitos comparativos foram pareados os casos com graus semelhantes tanto na técnica convencional quando a videolaparoscopia. Os pacientes submetidos à cirurgia aberta tiveram em média tempo de 2 dias a mais de internação. A técnica videolaparoscópica foi superior à convencional quando comparada a menor incidência de dor pós-operatória e melhor aceitação da dieta. Nenhum caso de infecção de ferida operatória foi observado na videolaparoscopia enquanto houveram 7 casos na cirurgia convencional.

Conclusão

A cirurgia aberta mostrou desvantagem em comparação à videolaparoscopia com uma maior taxa de infecção em ferida pós-operatória. A videolaparoscopia ainda apresentou menor número de intercorrências e dor no pós-operatório e menor tempo de internação. A aceitação e progressão da dieta foi melhor nos pacientes submetidos a essa técnica. Os benefícios da técnica minimamente invasiva são evidentes contudo a via aberta ainda é mais prevalente principalmente nos casos de maior evolução da doença.

Palavras-Chave

apendicite aguda, apendicectomia convencional (aberta), apendicectomia videolaparoscópica

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

TADEU GOMES CORREA