XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE COMPARATIVA DO TEMPO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR POR HISTERECTOMIA CONVENCIONAL E VIDEOLAPAROSCÓPICA NO BRASIL DE 2010 A 2019

Introdução

A histerectomia é a segunda causa mais comum de cirurgia de grande porte realizada em mulheres e a terceira mais comum entre todos os procedimentos cirúrgicos. (6) A evolução tecnológica das cirurgias videolaparoscópicas viabilizou a diminuição das histerectomias convencionais que, quando comparadas, evidenciam uma importante dissemelhança nos resultados perioperatórios, sendo a via minimamente invasiva referência na redução de tempo cirúrgico e de complicações perioperatórias. (1)

Objetivo

Analisar o tempo de internação hospitalar por histerectomia aberta e videolaparoscópica no Brasil nos últimos 10 anos, e correlacioná‐lo com aspectos demográficos e epidemiológicos regionais.

Método

Estudo transversal e documental com abordagem quantitativa e comparativa, acerca do tempo de permanência hospitalar por histerectomia convencional e laparoscópica no Brasil entre 2010 e 2019, por meio do Sistema de Procedimentos Hospitalares do SUS (DATASUS). Foram avaliadas as variáveis de dados por local de internação, média de permanência hospitalar (em dias) e ano de processamento.

Resultados

Para o período de 2010 a 2019, a média de tempo de internação hospitalar para a histerectomia convencional foi de 2,7 dias. Para a histerectomia videolaparoscópica, a média de tempo foi de 2,6 dias. A região norte apresentou a maior média de permanência pela técnica por vídeo (3,2 dias), seguida das regiões sudeste e centro-oeste (ambas com 2,8 dias). Para a técnica convencional, a região norte apresentou maior tempo médio (3,2 dias), seguida da região sudeste (2,8 dias).

Conclusão

A disparidade dos resultados pós-operatórios entre as técnicas abordadas propiciam um debate a respeito tanto da curva de aprendizado quanto dos protocolos hospitalares regionais, além da escassez de referências que entravam uma maior análise comparativa.

Palavras-Chave

Histerectomia, tempo de internação, laparoscopia e laparotomia.

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Enzo Studart de Lucena FEITOSA, Pedro Amorim VIDAL, Iana Vitória Araújo MARQUES, Vitor Sauwen PAIVA, Arthur Antunes Coimbra Pinheiro PACÍFICO, Fábio Augusto Xerez MOTA, João Pedro Andrade AUGUSTO, Maria Stella Vasconcelos Sales VALENTE, Gustavo Neves PINTO, Vittorio Santos TOMAZ, Bárbara Bezerra RICCIARDI, Bárbara Matos de Carvalho BORGES, George Cajazeiras Silveira FILHO, Daniel Kevin de Alencar Forte FEIJÓ, Francisco Julimar de Correia MENEZES