XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

BULLYING E OBESIDADE: QUAL A RELAÇÃO?

Introdução

A obesidade é uma epidemia que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causando comorbidades e elevada mortalidade. A prática do bullying é um problema mundial, consistindo no conjunto de agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam, assediam e traumatizam a vítima, podendo levar ao suicídio. A obesidade pode estar ligada à prática do bullying. Indivíduos obesos tendem a sofrer maior exclusão social e mudanças psicológicas como automutilação, ansiedade, culpa, humor depressivo, e problemas de comportamento alimentar que se agravam com a pratica do bullying.

Objetivo

Identificar casos de bullying sofridos pelos pacientes obesos do Grupo Multidisciplinar preparatório para Cirurgia Bariátrica.

Método

Estudo transversal aprovado pelo Comitê de Éticada Universidade (nº 3690904). Foram incluídosobesos participantes do Grupo preparatório para cirurgia bariátrica. A avaliação foi realizada mediante aplicação de questionário validado, com perguntas relativas a bullying. O questionário foi aplicado por uma psicóloga que deu todo o acolhimento aos pacientes.

Resultados

Foram entrevistados 603 pacientes obesos, sendo 472 mulheres (78.3%) e 131 homens (21,7%). Desse grupo de obesos, 313 indivíduos (51,9%) responderam que sofreram bullying em algum período de suas vidas. Apenas 13 pacientes não responderam esse quesito no questionário (2,7%), sendo 12 mulheres (2,5%) e 1 homem (0,2%). Dentre as mulheres, 255 informaram terem sofrido bullying (81,5%) e 186 negaram (59,4%). Dentre os homens, 58 informaram ter sofrido bullying (18,5%) e 68 negaram (21,7%).

Conclusão

Os achados desse estudo mostram que o bullying está relacionado com a obesidade e é muito grave, inadmissível e merece atenção e preocupação. Dentre os motivos relatados estão, a dificuldade em se abrir/contar/denunciar, a sensação de ser inferiorizada pelos colegas e com a identidade estigmatizada, decorrente da depreciação, humilhação, intimidação e preconceitos, desde o âmbito escolar. Portanto, é muito importante o diagnóstico dessas situações vividas na avaliação pré-operatória, para que possam ser devidamente enfrentados e controlados emocionalmente. E assim, ocorre melhora comportamental, quanto à autoestima, ansiedade, depressão, capacidade de controle e equilíbrio no tratamento de sua obesidade, apresentando melhor perda de peso, melhor preparo físico e emocional para a cirurgia, objetivando um pós-cirúrgico de sucesso, prevenindo reganho de peso como proteção.

Palavras-Chave

Obesidade ; Cirurgia Bariátrica ; Bullying

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Ana Maria Neder de Almeida, Jessica Eloá Poletto, Elaine Cristina Candido, Luciana Nascimento, Felipe David Mendonça Chaim, Martinho Antonio Gestic, Murilo Pimentel Utrini, Everton Cazzo, Elinton Adami Chaim