XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Tratamento endoscópico para necrose pancreática organizada (walled-off necrosis): relato de caso

Apresentação do Caso

Trata-se de pacientes masculino, 55 anos, com antecedente de pancreatite aguda grave de provável etiologia etanólica, em Fev/2021. Após alta hospitalar evoluiu com quadro de dor abdominal associado a náuseas e vômitos refratários ao tratamento clínico. Realizou tomografia de abdome em Mar/2021 que evidenciou grande lesão cística peripancreática medindo aproximadamente 8,8cm x 14,3cm associada a extensa área de necrose, principalmente em topografia de corpo e cauda – volume estimado de 847 ml. Na ocasião foi submetido à drenagem ecoendoscópica com colocação de prótese metálica de aposição luminal de 15 mm, sem intercorrências, com drenagem de grande quantidade de secreção achocolatada. No 10º dia pós operatório evoluiu com febre e dor abdominal sendo realizada nova TC que evidenciou coleção peripancreática de 300ml. Iniciada antibioticoterapia seguido por realização de endoscopia digestiva alta que evidenciou obstrução da prótese metálica por tecido necrótico pancreático. Acessou-se o interior da coleção sendo realizada necrosectomia e aspirado grande quantidade de secreção purulenta. Paciente evoluiu com melhora do quadro clinico. No 15º dia foi realizada nova abordagem endoscópica que evidenciou loja limpa, com tecido de granulação. Optado por lavagem da coleção e colocação de dreno pig tail de 10 Fr. No 40º dia pós drenagem foi realizada EDA para retirada das próteses. Paciente manteve-se assintomático, com boa aceitação da dieta e sem coleções em TC de controle.

Discussão

Walled off necrosis são coleções encapsuladas e maduras de necrose pancreática ou peripancreática que desenvolveram uma parede bem definida pelo menos quatro semanas após um episódio de pancreatite aguda, podendo ser diferenciadas do pseudocisto simples através da presença de tecido necrótico. Seu tratamento é mais complexo devido a necessidade da necrosectomia e desbridamento,, com necessidade de um maior número de procedimentos endoscópicos, radiológicos ou até mesmo cirúrgicos. Com o aumento da complexidade são maiores as chances de complicações, que incluem infecção, sangramento, perfuração e migração de stent. Por isso, deve ser realizado por profissional experiente em ecoendoscopia e endoscopia terapêutica e é fundamental o acompanhado por equipe multiprofissional.

Comentários finais

A abordagem endoscópica de coleções peripancreáticas é o tratamento de escolha, quando factível, devido a sua menor morbidade e mortalidade quando comparada ao tratamento cirúrgico.

Palavras-Chave

ecoendoscopia
walled-off necrosis
necrose pancreática
drenagem coleção pancreática
tratamento endoscópico

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Fernanda Lara Borges, Felipe Alves Retes, Sarah Teixeira Dantas, Edivaldo Fraga Moreira, Patrícia Coelho Fraga Moreira, Luiz Ronaldo Alberti, Paulo Fernando Souto Bittencourt, Edivan Fernandes Frota FIlho, Bernardo Couto Ferreira, Livia Quintanilha Santos