XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

COLECISTECTOMIA LAPAROSCÓPICA EM PACIENTE COM SITUS INVERSUS TOTALIS

Resumo

INTRODUÇÃO
Situs inversus é uma condição autossômica recessiva rara, caracterizada pela transposição de imagem em espelho das vísceras. A colecistectomia laparoscópica é uma técnica amplamente utilizada. No entanto, o situs inversus gera dificuldades no técnicas no procedimento.
RELATO DE CASO
Paciente feminina, 41 anos, com história de epigastralgia e dor em hipocôndrio esquerdo após alimentação gordurosa há 20 anos, com diagnóstico prévio de situs inversus totalis, sem comorbidades. Negava história de febre, icterícia, vômitos, alteração intestinal ou urinária e perda de peso. Ecografia abdominal evidenciou vesícula biliar à esquerda contendo cálculos. Ao exame físico observou-se desconforto à palpação no hipocôndrio esquerdo, sinal de Murphy negativo. No dia da cirurgia, os equipamentos, o cirurgião, o câmera, o primeiro auxiliar, o instrumentador e a posição dos trocartes foram todos ajustados como imagem espelho da posição convencional para colecistectomia laparoscópica. À inspeção da cavidade abdominal confirmou-se a presença de situs inversus, com a vesícula biliar à esquerda. A cirurgia iniciou com o cirurgião canhoto, com uma abordagem clássica espelhada. Devido à dificuldade técnica, o cirurgião destro, mais experiente, assumiu a cirurgia, tracionando o infundíbulo com a mão esquerda através do portal epigástrico e realizando uma dissecção posterior da vesícula com a mão direita através do portal hemiclavicular esquerdo finalizando a dissecção com a mão esquerda pela via anterior, identificando o ducto cístico e a artéria cística que foram dissecados até obtenção da visão crítica de segurança, sendo duplamente clipados e seccionados. A vesícula foi dissecada do leito hepático usando eletrocautério e retirada da cavidade abdominal pelo portal epigástrico. A cirurgia durou em torno de 75 minutos. A paciente apresentou evolução satisfatória com alta hospitalar no 1º dia de pós-operatório. O laudo anatomopatológico revelou colelitíase associada a colecistite crônica.
DISCUSSÃO
A colecistectomia laparoscópica em pacientes com situs inversus pode ser desafiadora, principalmente devido à necessidade de aplicar a técnica com a imagem em espelho, a qual pode levar a problemas de orientação e dissecção durante a operação, uma vez que a maioria dos cirurgiões são destros. Para contornar esse problema, o desenvolvimento de habilidades videolaparoscópicas alternativas estão sendo propostas e investigadas.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Pedro Henrique Vivian Duarte, Raquel Jaqueline Eder Ribeiro, Leticia Manoel Debon, Aline Wurzius, Luiz Henrique Bastos Capaverde, Mauricio Krug Seabra