XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

EXPERIÊNCIA EM CIRURGIA BARIÁTRICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM HOSPITAL PÚBLICO CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL

Introdução

As cirurgia bariátricas e vem apresentando destaque no tratamento da obesidade mórbida e suas complicações.No entanto,em 2020,a pandemia provocada pelo Sarscov-2 mudou esse panorama.Com o avanço da infecção,vários serviços necessitaram restringir ou bloquear as cirurgias eletivas,o que provocou uma queda no número de cirurgias bariátricas,principalmente no serviço publico.

Objetivo

Descrever a realização de cirurgia bariátrica durante a pandemia do covid-19 em um hospital de ensino e referência estadual.

Método

Estudo quantitativo e retrospectivo que visa analisar a experiência do serviço de cirurgia bariátrica em centro estadual de referência no estado do Piauí, Brasil, durante a pandemia de Covid-19. Para tal estudo, foram coletados os dados dos prontuários dos pacientes que realizaram cirurgias bariátricas nesse serviço no período de março de 2020 a julho de 2021. No período do estudo foram realizadas 37 cirurgias bariátricas, do tipo Bypass Gástrico por videolaparoscopia com frequência de duas cirurgias por semana. Na internação, o paciente era submetido a triagem clínica e testagem para Covid-19, submetido ao procedimento no dia seguinte da admissão e liberado para alta na manhã seguinte à cirurgia.

Resultados

Foram realizadas 42 cirurgias.Quatro (10%) foram em homens e 38 (90%) em mulheres. A média de idade foi de 38 anos , sendo que o paciente mais jovem possuía 27 anos e o mais velho 58 anos. Cerca de 78 % dos pacientes apresentavam comorbidades, incluindo hipertensão arterial (54%) , diabetes mellitus (14%), dislipidemia(19%) e esteatose Hepática(21%). O Índice de Massa Corporal médio dos pacientes foi de 44 kg/m2, sendo o menor 36,9 kg/m2 e o maior 53 kg/m2. Entre os pacientes, apenas 6 apresentaram IMC < 40 kg/m2, todos estes apresentavam comorbidades.
Complicações cirúrgicas foram observadas em 3 pacientes (7 % da amostra). Um (1) deles apresentou estenose de anastomose gastrojejunal, 1 apresentou hemorragia digestiva alta na forma de melena em internação e 1 apresentou abscesso retro gástrico. Durante o período do estudo não houve óbitos ou infecções por covid-19 nos referidos pacientes.

Conclusão

O estudo demonstrou que foi possível realizar a cirurgia bariátrica seguindo protocolos de segurança controlar os fatores de risco para infecção sem expor os pacientes a própria doença, mantendo padrão de indicações, pacientes e eventuais complicações semelhantes aos níveis pré-pandemia.
É importante a realização de mais estudos, principalmente longitudinais, para corroborar tais correlações.

Palavras-Chave

cirurgia bariátrica covid-19

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, ISABELLYTA PINHEIRO RUFINO NEIVA SANTOS MELO, FILIPE AQUINO COSTA, SAMARA CRISANTO DE SOUZA