XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇÃO ILEOCÓLICA POR ADENOCARCINONA DE CECO EM PACIENTE IDOSA: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

H.C.C., sexo feminino, 61 anos, admitida com queixa de dor abdominal há 15 dias, e ausência de flatos e evacuações há 2 dias, associado a anorexia, náuseas e vômitos. Ao exame físico apresentava-se afebril, acianótica, anictérica, normocorada, lúcida e orientada, com frequência respiratória 22 irpm, frequência cardíaca 98 bpm e pressão arterial 140x80 mmHg. Abdome globoso, distendido, ruídos hidroaéreos abolidos, hipertimpânico, dor a palpação difusa, sem sinais de irritação peritoneal. Ampola limpa ao toque retal. Exames laboratoriais evidenciaram hipocalemia (K = 2,7), demais laboratórios sem alterações. Tomografia computadorizada de abdome mostrou espessamento parietal concêntrico e segmentar do cólon transverso e em flexura hepática, compatível com intussuscepção intestinal. Paciente foi submetida a laparotomia exploradora, em que se identificou invaginação de íleo distal, apêndice cecal e cólon ascendente para cólon transverso. Desfeita a intussuscepção e identificada uma massa endurecida, fixa ao ceco, com 8cm de diâmetro e 10cm de extensão em ceco/cólon direito, sem perfuração, com discreto líquido livre. Procedeu-se hemicolectomia direita e confecção de ileostomia. A análise anatomopatológica da peça operatória evidenciou adenocarcinoma de ceco com margens e linfonodos livres. Paciente evoluiu bem, com progressiva melhora e recebeu alta no sexto dia pós-operatório.

Discussão

A intussuscepção consiste na invaginação de um segmento proximal do intestino na luz do segmento distal. É um quadro raro em adultos (1 a 5% dos casos), geralmente consequência de uma lesão estrutural, principalmente neoplasias. Dentre as quais, as de origem maligna correspondem a aproximadamente 60% dos casos e são mais frequentes no intestino grosso. A neoplasia maligna em cólon mais frequente, que leva a invaginação, é o adenocarcinoma. O quadro clínico manifesta-se como abdome agudo obstrutivo, com dor abdominal, náuseas, vômitos, tumoração abdominal, alteração do hábito intestinal, febre, hemorragia digestiva, ausência de flatos e/ou peritonite. O diagnóstico pode ser feito por exames de imagem e no intraoperatório.

Comentários finais

Diante do caso exposto e da análise da literatura conclui-se que a intussuscepção intestinal em adultos é um diagnóstico raro com quadro clínico inespecífico. Porém, deve ser aventada como diagnóstico diferencial de obstruções intestinais, possibilitando o diagnóstico precoce e abordagem cirúrgica individualizada.

Palavras-Chave

Doenças do íleo. Intussuscepção. Abdome agudo. Adenocarcinoma.

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

LUDGERO RIBEIRO FILHO, EVDA DUARTE FEITOZA DE SOUSA GUIMARÃES, FELIPE ROCHA REIS, THAÍS OLIVEIRA NUNES DA SILVA, SARAH GABRIELLY GUIMARÃES PAIXÃO, FRANCISCO FERNANDO DA SILVA AMORIM, CARLOS ROCHA ALVES, JULIANA GUIMARÃES DE MACAU FURTADO, ORLANDO ALVES BARBOSA FILHO