XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de lesões não polipoides do cólon em ambos os sexos

Introdução

O câncer colorretal é o terceiro tumor não dermatológico mais prevalente no mundo e corresponde ao segundo em número de óbitos. No Brasil, ele é o segundo mais incidente tanto em homens quanto em mulheres, sendo responsável por mais de 10 mil mortes em cada sexo. A colonoscopia é um exame de grande importância na prevenção desta neoplasia, permitindo o diagnóstico precoce e tratamento.

Objetivo

Avaliar características endoscópicas e histopatológicas de pacientes submetidos à ressecção por colonoscopia de lesões não polipóides e compará-las em ambos os sexos.

Método

Realizou-se revisão de prontuários de pacientes submetidos à ressecção por mucosectomia de lesões não polipoides de cólon no período de 2015 a 2019 em um centro de referência em endoscopia digestiva. As variáveis consideradas foram sexo, idade, morfologia da lesão pela Classificação de Paris, tamanho, localização e histopatologia. Os dados foram compilados e analisados no programa Epi Info®. Considerou-se p< 0,05 significativo estatisticamente.

Resultados

Foram inclusos 875 pacientes, 54,7% mulheres e 45,3% homens, com idade média de 64,5 anos [DP ±11 anos]. Encontraram-se 156 (17,8%) lesões IIa e 4 (0,5%) IIb, além de 715 (81,7%) lesões de crescimento lateral. 81,2% tinham até 20 mm no maior eixo e estavam localizadas principalmente no cólon ascendente e transverso (33,1% e 19,4% respectivamente). Quanto à histologia, 479 (54,7%) eram neoplasia intraepitelial (NIE) de baixo grau, 153 (17,5%) NIE de alto grau e 13 (1,5%) adenocarcinoma precoce. Havia também 124 (14,2%) lesões hiperplásicas e 92 adenomas sésseis serrilhados com displasia de baixo (89; 10,2%) e alto grau (3; 0,3%). Além disso, 14 (1,6%) eram erosões reparadas. Entre os sexos, não houve diferença de faixa etária (p=0,18), morfologia (p=0,14) e tamanho (p=0,79), mas mulheres apresentaram lesões serrilhadas mais frequentemente (p=0,01). Por fim, no sexo masculino, encontraram-se mais lesões distais ao ângulo esplênico, enquanto que no feminino elas são significativamente mais proximais (p=0,04).

Conclusões

A maioria dos pacientes estudados eram mulheres idosas, que foram diagnosticadas com lesões de crescimento lateral de até 20 mm, cuja histologia era NIE de baixo grau. Ademais, verificou-se que no sexo feminino há uma maior frequência de lesões proximais ao ângulo esplênico e de histologia serrilhada comparada aos homens.

Palavras-Chave

lesão não polipóide de cólon, colonoscopia, mucosectomia, lesão serrilhada, cancer de cólon

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colonoscopia

Autores

Rafael de Carvalho da Silva, Matheus Degiovani, Miguel Reynaldo Varca Neto, Paula Bechara Poletti, Thiago Festa Secchi, Rodrigo Porphirio Sant'Ana, Márcio Lamas Lopes, Morgana Andressa da Silva Santos, Ana Carolina Fernandes Reis, Ivana Tamie Yamashita Shinzato, Rafaella Christina Gouveia Lauriano, Andressa Tomé Rezende de Faria, Marina Doles Ascenção, Nicolas Jannuzzelli Richwim, Thiago Camilo de Andrade Bertolotto, Verônica Cangussú Serretti Leonel, Artur Adolfo Parada