Dados do Trabalho
Título
Pseudomelanose em estômago, relato de um caso
Apresentação do Caso
Paciente feminino, 65 anos, com história de Diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e doença renal crônica dialítica realiza internação eletiva para implantação de cateter para diálise peritoneal. Posteriormente evoluiu com quadro de dor abdominal e febre, sugestivo de peritonite. Realizada antibioticoterapia com vancomicina e ceftazidima com resolução do quadro. Durante internação hospitalar, evoluiu com queda de hemoglobina, sem exteriorização de sangramentos. Foi feita endoscopia digestiva alta que evidenciou angiectasias em antro e corpo gástrico, sendo realizadas ligaduras elásticas. No antro foi visualizado estrias pontilhadas acastanhadas sugestivas de pseudomelanose, que foram biopsiadas. A anatomopatologia visualizou presença de numerosos hemossiderófagos na lâmina própria confirmando o diagnóstico.
Discussão
A pseudomelanose do trato gastrointestinal superior é um achado endoscópico incidental raro caracterizado por inclusões pigmentadas escuras em macrófagos da lâmina própria. Ela pode ser associado ao uso de alguns medicamentos como anti-hipertensivos e suplementos de ferro e doenças sistêmicas como hipertensão arterial, doença renal crônica e diabetes mellitus.
Comentários finais
A paciente do caso apresentava vários achados associados à pseudomelanose como doença renal crônica, hipertensão arterial sistêmica e diabetes, além da endoscopia com características da doença. A etiologia e significado no trato gastrointestinal superior são desconhecidos, mas com o envelhecimento da população e suas condições médicas, ela pode se tornar um diagnóstico mais comum.
Palavras-Chave
Pseudomelanose gástrica
Área
Endoscopia - Endoscopia digestiva alta
Autores
Ana Luisa Vieira Rodrigues Queiroz, Izabella Pontes Bruno Belsito, Jamile Kelly Nascimento Soares, Ana Paula Toledo Mota, Lucas Casotti Pereira Posses, Rafael Utimura Sueta, Renato Luz Carvalho