XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ANTRECTOMIA POR DOENÇA ULCEROSA PÉPTICA: UM RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente J.N., anos, deu entrada em pronto socorro com perda de peso, constipação, náuseas, vômitos biliosos e dor epigástrica sem sinais de peritonite . Apresentou melhora dos sintomas com passagem de sonda nasogástrica e antieméticos. Em investigação por tomografia de abdome com contraste evidencia-se leve distensão da câmara gástrica, com nível hidroaéreo no seu interior, questionando-se espessamento parietal na região antro-pilórica. Realizada endoscopia digestiva alta para avaliar a possibilidade de estenose pilórica, com achados de antro com mucosa brilhante com retração concêntrica e regular de canal pilórico a menos de 0,5cm, duodeno - não avaliado pela não progressão do aparelho. Optado por resolução cirúrgica do caso com antrectomia não oncológica, evidenciando lesão puntiforme em região pilórica sugestiva de natureza cicatricial com estenose do lúmen, confirmada benignidade por anatomopatológico.

Discussão

A partir do achado de obstrução pilórica em adultos devemos descartar principalmente doença péptica, visto ser compatível com 60% dos fatores causais. Entretanto, nota-se a importância do diagnóstico diferencial com patologias oncológicas que se caracterizam clinicamente com um menor tempo de duração dos sintomas e progressão rápida do quadro.

Comentários finais

Atualmente, procedimentos cirúrgicos para úlcera péptica estão praticamente restritos ao tratamento das complicações, como hemorragia, perfuração e obstrução do istmo gástrico não responsivas ao uso de terapia farmacológica. Apesar de serem a minoria eles se mostram importantes diagnósticos diferenciais de carcinomas e definem tempos operatórios distintos.

Palavras-Chave

Relato de caso, cirurgia úlcera péptica, úlcera péptica

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

MARIANA FRANCO BARBOSA, CIBELLE MARION BERTOLLI, RAFAEL PEDROZA CORTEZ MARQUES, EDUARDO PATRICIO CANO, LAIS SOARES FERRARI, BRUNA LUSTOSA FERREIRA, CRISTAL GEOVANA BARUFF DE BRITO CUNHA