XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Estratégias para o tratamento do reganho de peso pós cirurgia bariátrica

Introdução

Os tratamentos do reganho de peso após realização de cirurgia bariátrica relatados na literatura são escassos e controversos.

Objetivo

O objetivo do trabalho foi sistematizar estratégias para tratar o reganho de peso em pacientes pós cirurgia bariátrica.

Método

Os dados foram obtidos a partir de estudo revisional de artigos publicados nos últimos dois anos, na base de dados do PubMed, por meio da ferramenta MeSH (Medical Subject Headings) e utilizando os descritores “bariatric surgery” e “weight regain”.

Resultados

Observou-se que a terapia para a reversão deste entrave requer uma equipe multidisciplinar. A psicoterapia apresenta resultados satisfatórios como maneira de auxiliar no controle de gatilhos emocionais e no suporte aos pacientes que apresentam compulsão alimentar. O tratamento farmacológico, ainda não se apresenta bem sistematizado na literatura. Entretanto, há pesquisas com resultados consistentes que apontam o uso contínuo de topiramato e liraglutide como auxiliares no processo de emagrecimento destes pacientes. Por fim, tem-se a opção de realizar um procedimento revisional. Porém, esta alternativa deve ser tentada apenas no caso de falha em medidas comportamentais e psicossociais, pois trata-se de uma cirurgia desafiadora, tanto no tocante à dificuldade técnica, quanto no contexto das complicações pós-operatórias. Os pacientes formalmente indicados à reabordagem cirúrgica são aqueles que retornam a IMC ≥ 35 kg/m² com o retorno de comorbidades, ou IMC ≥ 40 kg/m² com ou sem comorbidades associadas. A cirurgia pode ser realizada através de switch duodenal, principalmente nos casos de falha após gastroplastia à sleeve. Tem aplicabilidade mais reduzida em relação à revisão da cirurgia em bypass gástrico. Outra alternativa é o procedimento de bipartição do trânsito intestinal, especialmente em pacientes com IMC acima de 40 kg/m². Também há a possibilidade de conversão de sleeve em gastroplastia em bypass com Y de Roux, que resulta em maior grau de disabsorção e consequente perda de peso.

Conclusão

Concluímos que o reganho de peso após a cirurgia bariátrica usualmente está relacionado intimamente com questões psicológicas e emocionais, bem como hábitos do paciente. Ainda temos, entretanto, escassez de estudos que avaliem a reoperação da cirurgia de obesidade a longo prazo, principalmente no tocante aos fatores de risco para desfechos desfavoráveis após o procedimento revisional.

Palavras-Chave

Obesidade, índice de massa corpórea, reganho de peso parcial, reganho de peso total

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

MÁRCIO FELLIPE BEZERRA NEVES, João Victor Fernandes de Paiva, Patrícia Kelle Medeiros de Lacerda, Louise Pessoa de Araújo Guedes, João Paulo de Freitas Sucupira