XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Edema de anastomose em bypass gástrico Y-de-Roux laparoscópico: um relato de caso

Apresentação do Caso

A obesidade tem crescido nos países em desenvolvimento na última década, sobretudo, no Brasil. É um problema de saúde pública que gera impactos sociais e econômicos ao indivíduo. Atualmente, dentre as técnicas cirúrgicas como forma de tratamento, encontra-se o bypass gástrico em Y-de-Roux laparoscópico (BGYRL). Todavia, apesar de ser um procedimento com grande número de realizações e considerado seguro, algumas complicações, precoces ou tardias, podem ocorrer após o ato cirúrgico e têm potencial de gerar diversos graus de morbidade e de mortalidade.Paciente A.T.M.S., 36 anos, sexo masculino, IMC = 35, 108 kg, 1,77 m, após avaliação inicial, teve a cirurgia de obesidade indicada como tratamento e a técnica escolhida foi o BGYRL. Em seu pós operatório imediato, o paciente evoluiu com queixas de náuseas e vômitos após a introdução da alimentação líquida. Diante disso, foi realizada tomografia computadorizada de abdome, juntamente com endoscopia digestiva alta, a qual evidenciou um edema em região de anastomose enterogástrica causando obstrução. Prontamente, foi interrompida a administração da dieta líquida via oral, seguida de passagem de sonda nasoenteral para administração de nutrição parenteral. Além dessas medidas, foi realizada a administração de corticoterapia. O paciente evoluiu com melhora do quadro clínico, sendo retomada de forma gradual a dieta por via oral após três dias dessas medidas iniciais, sem a necessidade de uma nova abordagem cirúrgica.

Discussão

Diante do aumento exponencial de casos de obesidade ao redor do mundo, a indicação do tratamento cirúrgico para essa comorbidade, também tem seguido esse crescimento. A cirurgia bariátrica vem sendo apontada como um método confiável que permite significativa perda e manutenção prolongada de peso, assim como o controle ou reversão de algumas das comorbidades associadas. Existem várias técnicas cirúrgicas para o controle da obesidade, cada uma delas com possíveis complicações. O BGYRL, consiste em um procedimento combinado por promover restrição, onde há a exérese do estômago, formando o “pouch” gástrico e o estômago excluso, e má absorção alimentar por meio da divisão do intestino delgado (alça de Roux).

Comentários finais

O edema de anastomose não está entre as principais complicações em pós operatório dessa técnica, porém quando identificada precocemente, pode ser manejada clinicamente de maneira satisfatória, como foi realizado com o nosso paciente, sem que haja a necessidade de uma nova intervenção cirúrgica.

Palavras-Chave

obesidade, cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

MÁRCIO FELLIPE BEZERRA NEVES, João Victor Fernandes de Paiva, Patrícia Kelle Medeiros de Lacerda, Louise Pessoa de Araújo Guedes, João Paulo de Freitas Sucupira