XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

GIST como fator causal de abdome agudo obstrutivo - Relato de Caso

Apresentação do Caso

M.L.F.S., feminino, 65 anos. Apresentando quadro de dor abdominal de início há 2 dias, evoluindo com parada de
liberação de flatos e fezes associada a vomitos. Com história pregressa de apendicectomia há 2 anos. Com abdome distendido, sem sinais de irritação peritoneal. Os exames
laboratoriais não apresentaram alterações. Devido a suspeita de abdômen agudo obstrutivo por brida devido a cirurgia prévia foi solicitada tomografia de abdome total na qual observou-se distensão de alças de delgado proximal associado a liquido livre. Realizadas medidas clinicas inicialmente. Devido a não efetividade das mesmas, optou-se por abordagem cirúrgica. Paciente submetida a laparotomia, visualização de alças de delgado firmemente aderidas a parede abdominal inferior conferindo dilatação proximal e sofrimento de alça adjacente associada a nodulação em mesentério e íleo distal juntamente com lesão nodular na luz da alça de jejuno, realizada enterectomia e exérese tumoral. Paciente recebeu alta hospitalar no segundo dia de pós-operatório. O resultado de anatomopatológico apontou tumor estromal gastrointestinal (GIST), sendo encaminhada ao ambulatório da cirurgia oncologia onde realiza acompanhamento.

Discussão

A principais causas de abdômen agudo obstrutivo em região de intestino delgado são as bridas, e em casos de histórico de cirurgia previa, como o exposto, tal hipótese sempre deve ser levantada. Porém é importante aventar a possibilidade de neoplasia, que é a terceira maior causa de obstrução de alça. A abordagem cirúrgica precoce nesses casos garante um melhor prognóstico aos pacientes. O achado de GIST costuma ser ocasional, uma vez que ele costuma ser assintomático muitas vezes, sendo descoberto em estágios avançados e costuma ser um tipo de tumor raro correspondendo a menos de 1% dos quadros de neoplasia gastrointestinal. Esse tipo de tumor tem a ressecção cirúrgica com sua principal abordagem. Porém a eficácia da terapia dependerá do comportamento biológico do tumor e da margem da ressecção realizada. No caso abordado a descoberta precoce, bem como a abordagem cirúrgica R0, proporcionaram um desfecho satisfatório evitando a necessidade de tratamentos complementares.

Comentários finais

Abdome agudo obstrutivo por causa tumoral é uma ocorrência relativamente comum, devendo sempre ser considerado. A apresentação clínica nos casos de GIST no entanto difere das apresentações usuais. Neste caso o diagnóstico precoce proporcionou um desfecho satisfatório e por isso foi levantada a importância do tema.

Palavras-Chave

Gist, obstrução intestinal, enterectomia

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Luísa Zanatelli Brasil Bastos, Jefferson Cleber De Augustinho, Marina Boff, Victoria Langer Cechin, Emanuely Freyhardt, Rafael Gustavo Pucheta Boccia, Amadeu Andre Soberanski, José Anderson Feitoza