XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Carcinoma mamário metastático como causa de abdome agudo obstrutivo - Relato de Caso

Apresentação do Caso

L.M.F.P., feminino, 58 anos, em acompanhamento com serviço de cirurgia oncológica devido a carcinoma mamário esquerdo, sendo submetida a mastectomia esquerda 7 meses antes da admissão. Em terapia quimioterápicas e radioterápica, retorna para seguimento ambulatorial com queixa de dor abdominal em epigástrio e mesogastro, de forte intensidade, refratária a analgesia ambulatorial. Quadro progressivo associado a náuseas, vômitos e diarreia com aproximadamente 40 dias de evolução. Há 4 dias ausência de evacuação e flatos. Encaminhada para internamento hospitalar, protocolo abdome agudo obstrutivo. Realizada Tomografia de abdome sem contraste com sinais de distensão de alças de estômago e delgado, com presença de nível hidroaéreo associado a afilamento em íleo terminal. Optado por laparotomia exploradora. No intra-operatório evidenciado múltiplas lesões infiltrantes, ulcerosas em borda anti-mesenterica de intestino delgado, destas, lesão estenosante há 100 cm da válvula íleo-cecal. Optado por realização de enterectomia segmentar em stappler e anastomose latero-lateral manual, encaminhado material a biópsia. Biópsia de produto de enterectomia com evidência de carcinoma mamário metastático. Apresentando boa evolução clinica, sendo encaminhada para continuidade do tratamento ambulatorialmente.

Discussão

O acometimento do intestino delgado por metástases mamárias é relativamente raro. Os cânceres lobulares, assim como, tumores de receptor de hormônio negativo e / ou HER2 + estão mais frequentemente associados a metástases para abdome. Apenas cerca de 10% das pacientes com câncer de mama diagnosticado nos Estados Unidos têm doença metastática na apresentação, sendo os sintomas inespecíficos e relacionados a localização e extensão do tumor. Dados epidemiológicos sobre metástases no trato gastrointestinal são escassos e abordagens terapêuticas são amplas na conjuntura de doença metastática, múltiplas vias podem ser legitimamente perseguidas. Porém questionamentos sobre possíveis complicações dessas lesões intestinais, ressalvam a necessidade de discussão.

Comentários finais

O presente relato visa evidenciar a ocorrência e comparar estratégias terapêuticas em lesões metastáticas do trato gastrointestinal por câncer de mama.

Palavras-Chave

Câncer de mama metastático, enterectomia, abdome agudo obstrutivo

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Luísa Zanatelli Brasil Bastos, Rafael Gustavo Pucheta Boccia, Marina Boff, Victoria Langer Cechin, Emanuely Freyhardt, Jefferson Cleber De Augustinho, Amadeu Andre Soberanski, Diego Carvalho Duarte Mari, Brenno Giovanni Hernando Vidotti, Maikele Ertel, John Carlos Claros Terrazas