XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Metástase em cólon de neoplasia de mama, relato de um caso

Apresentação do Caso

Paciente feminino, 67 anos, realiza colonoscopia eletiva devido constipação e para de rastreio de neoplasia colorretal que visualizou múltiplas lesões plano-elevadas, de tamanhos variados por todo o cólon, algumas com superfície lisa, outros com superfície bocelada e endurecidas ao toque do aparelho. Realizadas biópias para elucidação diagnóstica que evidenciaram inicialmente colite crônica de leve intensidade e leve atividade inflamatória. Posteriormente, a paciente realizou ultrassonografia mamária para rastreio de neoplasia de mama que visualizou nódulo espiculado medindo 0,7x1,1x1,3 cm a direita – classificação BI-RADS 5. Devido nódulo em mama, foi realizada sua biópsia que foi sugestiva de carcinoma mamário invasivo. Diante neoplasia de mama e lesões colônicas, foi optado por realização de nova colonoscopia. No exame endoscópico foi observado no cólon ascendente lesões plano-elevadas irregulares de consistência endurecida de diversos tamanhos, algumas medindo até 40 mm e uma lesão no reto, a 9 cm da borda anal, medindo 10 mm, que foram biopsiadas. O anatomopatológico dessas lesões evidenciou neoplasia maligna de células epitelioides sugestivo de metástase de neoplasia de mama. A paciente foi encaminhada para oncologia para seguimento.

Discussão

As metástases para trato gastrointestinal de neoplasias de mama são muito raras. Os cânceres lobulares invasivos têm uma maior propensão a metastizar para o trato gastrointestinal em comparação com outros tipos histológicos, assim como os cânceres positivos para receptores hormonais. Os locais mais comuns de metástases gastrointestinais de câncer de mama são o estômago e o cólon, enquanto as metástases no esôfago e no intestino delgado podem ocorrer, mas são ainda mais raras.

Comentários finais

As metástases gastrointestinais do câncer de mama podem ocorrer muitos anos após o diagnóstico inicial e algumas podem responder à quimioterapia e terapia endócrina. Dessa forma, pacientes com sintomas gastrointestinais inexplicáveis devem ser encaminhados à gastroenterologia para avaliação do trato gastrointestinal e devem ser realizadas biópsias de lesões suspeitas vistos nos exames endoscópicos para diagnóstico diferencial.

Palavras-Chave

Metástase em cólon

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Ana Luisa Vieira Rodrigues Queiroz, Lucas Casotti Pereira Posses, Rafael Utimura Sueta, Ana Paula Toledo Mota, Jamile Kelly Nascimento Soares, Izabella Pontes Bruno Belsito, Renato Luz Carvalho