XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

UM DIAGNÓSTICO COMUM MAS UMA INDICAÇÃO RARA DE HEPATECTOMIA: HEMANGIOMA HEPÁTICO

Resumo

Introdução

O hemangioma hepático é a neoplasia mais comum do fígado. Estudos já demonstraram prevalência de cerca de 10% na população. Trata-se de neoplasia benigna de origem mesotelial cujo crescimento é incomum e o risco de ruptura, independentemente do tamanho, é anedótico. Não há risco de malignização e a grande maioria dos pacientes é assintomática. O tratamento cirúrgico permanece como a principal opção terapêutica nos raros casos sintomáticos.

Descrição do video

Apresentamos o caso de uma paciente de 37 anos, sexo feminino, sem comorbidades relevantes com queixa de aumento progressivo do volume abdominal há cerca de 6 anos, associado a dor e plenitude pós-prandial. Investigação com ultrassonografia e, posteriormente, tomografia computadorizada evidenciou volumoso hemangioma em fígado direito com cerca de 30cm de diâmetro. O tratamento conservador com sintomáticos e observação clínica foi instituído. A paciente permaneceu estável e com boa qualidade de vida por cerca de 2 anos quando então evoluiu com piora dos sintomas e prejuízo das atividades cotidianas, apesar do tamanho da lesão ter permanecido estável. Neste momento, o caso foi rediscutido em reunião multidisciplinar e após extensa discussão com a paciente, optou-se pela tratamento cirúrgico. O procedimento realizado foi uma hepatectomia direita ampliada através de ampla laparotomia (incisão de Makuuchi). A mobilização hepática completa só foi possível após a ligadura da artéria hepática direita e consequente redução importante das dimensões da lesão. O tempo cirúrgico foi de 308 minutos com um tempo total sob manobra de Pringle intermitente de 60 minutros. A perda sanguínea estimada foi de 500ml. Não foi necessária a transfusão de hemoderivados. A paciente não apresentou complicações pós-operatórias e recebeu alta hospitalar no 7º dias após o procedimento. O relatório anatomopatológico confirmou hemangioma hepático. No seguimento ambulatorial, a paciente apresenta-se bem clinicamente com resolução dos sintomas abdominais.

Conclusão

O hemangioma hepático é um diagnóstico comum na prática médica diária. Entretanto, apenas os raros pacientes sintomáticos é que devem ser considerados para qualquer tipo de tratamento. O papel da embolização arterial percutânea é ainda controverso e a ressecção hepática permanece como a primeira escolha de tratamento para esses pacientes.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Fígado

Autores

Danilo Mardegam Razente, Vagner Birk Jeismann, George Felipe Bezerra Darce , Sergio Silveira Junior, João Fernando Vecchi Santos, Arthur Henrique de Almeida Oliveira, Gilton Marques Fonseca, Jaime Arthur Pirola Kruger, Fabricio Ferreira Coelho, Sergio Carlos Nahas, Paulo Herman