XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

REPARO LAPAROSCÓPICO DE UMA FÍSTULA JEJUNO GÁSTRICA

Resumo

Homem, 38 anos, sabidamente portador de hipertensão arterial, atendido no consultório de cirurgia bariátrica com relato de reganho importante de peso (IMC 47,2) após um ano e meio da realização de bypass gástrico para tratamento de obesidade grave (IMC 55,1).

Realizou seriografia esofagoesgastroduodenal que demonstrou uma comunicação entre a alça jejunal e o estômago excluso.
Após exames pré-operatórios, paciente foi submetido a cirurgia bariátrica revisional, na qual, após realização de lise e aderências e identificação do local da fístula, procedeu-se secção do trajeto fistuloso utilizando carga roxa e reforço nas linhas de grampeamento.

CONCLUSÃO

A fístula entre jejuno da anastomose gastrojejunal e estômago excluso é uma condição muito rara e com baixa evidência na literatura. No entanto, a investigação já convencionada para fístulas é efetiva para o seu diagnóstico e tratamento. Por isso, é importante a presença de mais estudos para o melhor entendimento dessa complicação.

Palavras-Chave

bypass gástrico reganho de peso laparoscopia

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

MARLON MORENO DA ROCHA CAMINHA DE PAULA, WELLIGTON RIBEIRO FIGUEIREDO, ISABELLYTA PINHEIRO RUFINO NEIVA SANTOS MELO, FILIPE AQUINO COSTA, SAMARA CRISANTO DE SOUSA