XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Manejo da hemorragia de origem obscura: utilização de cápsula endoscópica e enteroscopia com plasma de argônio

Apresentação do Caso

Paciente J.F.A., sexo masculino, 78 anos, hipertenso, com história de transplante renal há 21 anos por doença renal crônica de etiologia desconhecida, foi internado devido hemorragia digestiva com repercussão hematimétrica, apresentando hemoglobina de 3.9 na admissão. Foi realizada endoscopia digestiva alta, que não identificou sangramento ativo ou recente. Submetido a colonoscopia, com presença de sangue em todos os segmentos cólicos e nos 25 cm de íleo terminal percorridos, sem sangramento ativo identificável. Realizada também push enteroscopia até provável topografia de jejuno proximal, sem sinais de sangramento ativo ou recente. Paciente mantinha quadro de melena recorrente e queda de hemoglobina mesmo após hemotransfusões, sem instabilidade hemodinâmica. A equipe de nefrologia contraindicou realização de arteriografia devido disfunção crônica do enxerto renal, sendo então optado por realização de cápsula endoscópica para diagnóstico da hemorragia de origem obscura. No exame de enteroscopia com cápsula endoscópica, foram identificadas angiectasias em duodeno e jejuno, além disso, observado coágulo aderido e presença de sangue em jejuno proximal. Indicada terapêutica por enteroscopia com duplo balão, realizada até provável topografia de íleo terminal, em que foram identificadas angiectasias esparsas em duodeno e jejuno e realizada ablação com plasma de argônio em todas as lesões vasculares encontradas. Paciente evoluiu com melhora do quadro, com evacuações sem presença de sangue nos dias seguintes, recebendo alta após 4 dias do procedimento com hemoglobina de 8.0. Foi acompanhado ambulatorialmente nos 4 meses após o procedimento, sem recorrência de sangramento.

Discussão

A cápsula endoscópica é um exame diagnóstico não invasivo e indolor, muito eficaz para avaliação do intestino delgado, cuja visualização de todo o seu trajeto não é possível através de endoscopia e colonoscopia. Uma das principais indicações para enteroscopia com cápsula endoscópica é a investigação de sangramento de origem obscura. A enteroscopia com duplo balão permite avaliação do intestino delgado e intervenção terapêutica.

Comentários finais

A hemorragia obscura é definida como um sangramento persistente ou recidivante, não esclarecido após avaliação gastrointestinal com endoscopia e colonoscopia. O sangramento no intestino delgado corresponde a 5% dos casos de hemorragia digestiva, e as lesões vasculares são a causa mais comum de sangramento nesse local, sendo o plasma de argônio eficaz no seu tratamento.

Palavras-Chave

hemorragia obscura; cápsula endoscópica; enteroscopia com duplo balão; angiectasia; intestino delgado

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

Monique Sperandio Lambert, Renato Gonçalves Soares, Rodrigo Albuquerque Carreiro