XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: PERFURAÇÃO INTESTINAL POR PALITO DE DENTE MIMETIZANDO APENDICITE AGUDA

Apresentação do Caso

P.L.M., 21 anos, masculino, sem comorbidades. Deu entrada no pronto socorro com dor intensa em fossa ilíaca esquerda. Referia que a dor havia iniciado há 3 dias em epigástrio com migração para abdômen inferior, associado a hiporexia. Ao exame físico apresentava dor a palpação de abdômen inferior com teste de Blumberg positivo. Realizada tomografia de abdômen a qual mostrava abcesso próximo ao íleo terminal, podendo ser compatível com apendicite aguda. Optou-se por laparotomia com incisão mediana infraumbiliacal por localização da dor ser à esquerda. Em inspeção encontrado bloqueio de alças de íleo distal em cólon sigmoide, com moderada quantidade de pus e palito de dente livre em cavidade. Encontrada perfuração única puntiforme em cólon sigmoide, bloqueada por tênia antimesentérica. Realizado desbridamento de bordos de lesão em sigmoide, colorrafia em dois planos e apendicectomia tática. Limpeza da cavidade. Colocado dreno túbulo-laminar em pelve com saída em FID. Paciente com boa evolução pós-operatória. Questionado no pós-operatório, o paciente recordou que há 1 mês havia engolido um palito de dente por descuido. Recebendo alta hospitalar no 2º PO com seguimento ambulatorial.

Discussão

Ingesta de corpos estranhos é algo comum na emergência, porém em muitos casos é subestimada, sendo lembrada apenas quando há complicações. Cerca de 1% da ingesta acidental de objetos pontiagudos evolui com complicações e em grande parte dos casos mimetiza outro diagnóstico, devido a possibilidade de causar danos em qualquer segmento do trato gastrointestinal (TGI) ou órgãos adjacentes. Ingesta de corpos estranhos durante a dieta é frequente, ossos de frango e peixe e palitos estão entre os mais comuns. A maioria destes passa por todo o TGI em até 1 semana, sem qualquer intercorrência. Em 1% dos casos pode ocorrer complicações, como as perfurações intestinais. As porções intestinais mais comumente perfuradas nestes casos são a junção ileocecal e sigmoide-retal, pela mudança brusca de sentido além do calibre mais reduzido que passa a ter. A maioria dos corpos estranhos ingeridos são pouco radiopacos, sendo difícil sua visualização em exames de imagem.

Comentários finais

Apesar de ser um desafio diagnóstico, as complicações por ingesta de corpos estranhos sempre devem ser incluídas nos diagnósticos diferencias de abdômen agudo pelo cirurgião geral e a possível ingesta de corpos estranhos deve ser questionada ativamente ao paciente.

Palavras-Chave

Apendicite; Corpo estranho; Palito de dente; Lapatotomia exploratória

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Luísa Zanatelli Brasil Bastos, Emanuely Freyhardt, Marina Boff, Victoria Langer Cechin, Jefferson Cleber De Augustinho, Rafael Gustavo Pucheta Boccia, Amadeu Andre Soberanski, Jose Anderson Feitoza