XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA CIRURGIA DE BYPASS GÁSTRICO APÓS UM ANO PARA TRATAMENTO DE OBESIDADE

Introdução


A obesidade pode ser definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, de maneira a acarretar prejuízos a saúde dos indivíduos. O grande comprometimento da saúde e da qualidade de vida é tido como um dos principais motivos para que pacientes obesos cada vez mais procurem tratamento cirúrgico para emagrecimento. Redução de cerca de 5-10% do peso já garante benefícios significativos à saúde do paciente. A cirurgia de bypass gástrico em Y de Roux é considerada o “padrão ouro” por ser um procedimento que apresenta bons resultados a curto e longo prazo. Estudos mais recentes apontam também a eficácia da técnica de by-pass gástrico independente da idade. Pacientes que possuem mais de 55 anos apresentaram índices de emagrecimento a curto e longo prazo semelhantes aos de pacientes mais jovens.

Objetivo

O objetivo primário do presente estudo é analisar a variação de peso dos pacientes submetidos à cirurgia de bypass gástrico um ano após a realização do procedimento.

Método

Trata-se de estudo observacional com análise de coorte retrospectivo, a partir do prontuário médico. A amostra é da clínica privada, Gastromed-Instituto Zilberstein. Os pacientes serão agrupados de acordo com idade, peso e sexo, verificando-se o emagrecimento 12 meses após a operação com base na análise de dados realizada por software estatístico.

Resultados

Podemos avaliar que obtivemos uma significativa diferença entre as médias de peso inicial e final dos pacientes submetidos a pesquisa. A média de peso inicial correspondia a 117,4 kg atingindo 83,4 kg um ano após a cirurgia, trazendo uma diferença das médias de 34 kg. Quando comparamos os valores correspondentes ao IMC a média inicial figurou-se em 41.1 sendo que a média após um ano de emagrecimento esteve em 83.4, além disso, outro dado importante é que a média do percentual de perda de peso desses correspondeu a 28,5. A perda de peso dos pacientes também mostrou-se muito semelhante entre indivíduos mais jovens e mais velhos.

Conclusão

É fato de que motivados pela busca de bem estar e saúde, pacientes obesos tem buscado cada vez mais a realização de procedimentos cirúrgicos que sejam capazes de promover o emagrecimento, com base nessa pesquisa, corroborando com a literatura atual, torna-se evidente que a cirurgia de bypass gástrico é um método eficiente capaz de promover redução significativa no excesso de peso e nos valores correspondentes ao IMC.

Palavras-Chave

Cirurgia, obesidade, bypass gástrico, emagrecimento.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Gabriel Moretto Sandri, Danilo Dallago de Marchi, Bruno Zilberstein, Maria Clara Murad Baracat Ferreira, Núbia Oliveira Borges