XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

MASSA ABDOMINAL EXTENSA SECUNDÁRIA A ESTENOSE PILÓRICA: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Mulher, 74 anos, internada devido a epigastralgia em queimação a cerca de 1 ano, associada a regurgitação e náuseas. A dor piorava com alimentação, com perda de 13 kg no último mês, encontrando-se com 37,4 kg. Sem alteração do hábito intestinal associada. No exame físico, notou-se um abdome assimétrico devio massa extensa em todo hemiabdome esquerdo, móvel e indolor. Realizada inicialmente tomografia computadorizada de abdome e pelve que evidenciou importante gastrectasia, com sinais de espessamento parietal com estenose na região antropilórica.Endoscopia digestiva alta evidenciou lesão gástrica em zona antropilórica posterior fortemente sugestiva de neoplasia maligna configurando estenose leve na zona pilórica. A biópsia da lesão evidenciou adenocarcinoma gástrico em células de anel de sinete. Optado pela abordagem cirúrgica, onde foi constatado o estômago de tamanho aumentado com massa palpável em região pilórica invadindo o duodeno, aderido ao cólon transverso. Diante do estágio da doença e impossibilidade de ressecção de lesão, optou-se por uma gastroenteroanastomose, com anastomose gastrojejunal em grande curvatura gástrica.

Discussão

O adenocarcinoma gástrico é o quinto tipo de câncer mais prevalente e o terceiro mais letal no mundo. A variante histológica das células do anel de sinete presentes no adenocarcinoma gástrico são relativamente comuns e representam cerca de 35% a 40% dos casos. Tem caráter infiltrativo,acometendo mais estômago proximal e relaciona-se a um subtipo mais agressivo de adenocarcinoma e com pior prognóstico a longo prazo.

Comentários finais

A apresentação semiológica e radiológica deste caso chamam atenção, demonstrando o aspecto infiltrativo e agressivo desse subtipo histológico, o que fica bem evidente com o tratamento paliativo proposto.

Palavras-Chave

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Sara Evelin Penha Gonçalves Soares, Maria Antonia Lopes de Sousa, Marina Boechat Melado, Michaela Venturini Poton, Ana Paula Hamer Sousa Clara, Felipe Bertollo Ferreira, Felipe Welling Lorentz, Fabiano Quarto Martins, Lívia Zardo Trindade, Mariana Poltronieri Pacheco, Fernando Henrique Rabelo Abreu dos Santos, João Eugênio Loureiro Lopes