XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA DO IMPLANTE DE TELAS DE POLIPROPILENO DE ALTA E BAIXA GRAMATURA. ESTUDO EM RATOS

Introdução

A hérnia é a protrusão do conteúdo abdominal através de sua parede que se rompe de forma crônica e incompleta. A sua grande incidência e recidiva na população suscitou pesquisas quanto à forma de tratamento. O início da utilização de telas de polipropileno se deu ao final da década de 50. Ao longo dos anos as telas foram aperfeiçoadas, tornaram-se mais flexíveis, com materiais de menor desgaste, menor chance de fragmentação, promovendo menores taxas de recidiva da patologia e menor resposta inflamatória.

Objetivo

Avaliar comparativamente a resposta inflamatória do implante de telas de polipropileno de alta e baixa gramatura na parede abdominal de ratos.

Método

Ratos Wistar foram divididos em dois grupos para serem submetidos ao implante onlay de telas de alta e baixa gramatura na parede abdominal. Nos dias 7, 14 e 21 foram realizados sacrifícios proporcionais em cada grupo. Após o explante da parede abdominal foram confeccionadas lâminas para avaliação histológica do infiltrado neutrofílico, linfocítico e fibrose. A análise estatística foi realizada comparando as médias dos grupos e o p<0,05 foi considerado significante.

Resultados

A respeito do infiltrado inflamatório neutrofílico, não houve diferença significante (p=0,55). O valor de p para o infiltrado de linfócitos foi 0,69. Não houve achado de fibrose em nenhum dos grupos.

Conclusão

Avaliados os 21 primeiros dias após implante de telas de alta e baixa gramatura na parede abdominal de ratos, não houve diferença estatisticamente significante quanto à resposta inflamatória.

Palavras-Chave

telas; parede-abdominal; ratos-wistar

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Itamara Ackermann Epifânio, Laren Rocha Ferreira, Gabriella Ferreira Regalio, Heloísa Avanzo Gomes, Giana Bachega Badiale, Wagner Carlucci, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva