XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Hemorragia digestiva alta em paciente com policitemia vera, relato de um caso

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 49 anos, com policitemia vera, em uso de hidroxiureia e AAS, foi admitida no hospital devido fratura de maléolo lateral direito após queda da própria altura. Realizada osteossíntese por ortopedia, sem intercorrências. No 1º dia pós-operatório, evoluiu com hematêmese com repercussão hematimétrica, com hemoglobina de 14 para 7 mg/dl. Após estabilização, foi realizada endoscopia digestiva alta (EDA) que evidenciou grande quantidade de resíduos hemáticos e varizes gástricas isoladas (IGV-1) com presença de tampão fibrinoplaquetário. Realizada injeção de cianoacrilato, com controle de sangramento. Para investigação de etiologia de hipertensão portal foi realizado ultrassom com doppler e tomografia de abdome, que visualizaram fígado normal, veia porta de calibre aumentado, intensa circulação colateral em veias esplênicas e peri-gástricas e esplenomegalia. Após uma semana, evoluiu com enterorragia, sendo realizada nova EDA com visualização de ulceração em varizes gástricas, realizando nova injeção de cianoacrilato. Devido ressangramentos, paciente foi encaminhada para radiointervenção que visualizou trombose de veia esplênica, sendo realizada embolização parcial do parênquima esplênico, com redução das varizes. Posteriormente, paciente evoluiu com controle de sangramentos e iniciada anticoagulação devido trombose.

Discussão

Pacientes com fígado previamente saudável podem apresentar tromboses de veia porta ou esplênica devido estados pró-trombóticos herdados ou adquiridos. A policitemia vera é uma doença mieloproliferativa que possui como complicação eventos trombo-hemorrágicos. A hipertensão portal segmentar na veia esplênica (trombose da veia esplênica) está associada à formação de varizes gástricas isoladas no fundo do estômago como no caso da paciente. Os pacientes com trombose da veia porta podem formar varizes em locais diferentes do esôfago e do estômago.

Comentários finais

A policitemia vera é uma doença mieloproliferativa com aumento de risco de eventos trombóticos que podem levar a hipertensão portal. As varizes isoladas de fundo gástrico são uma complicação grave que podem ser causadas pela trombose de veia esplênica. Diante da refratariedade do sangramento da paciente apesar de terapia endoscópica, foi optado por embolização radiointervencionista para hemostasia e controle do quadro.

Palavras-Chave

Varizes gástricas

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Ana Luisa Vieira Rodrigues Queiroz, Ana Paula Toledo Mota, Lucas Casotti Pereira Posses, Izabella Pontes Bruno Belsito, Jamile Kelly Nascimento Soares, Rafael Utimura Sueta, Renato Luz Carvalho