XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DA DIASTASE DOS RETOS ABDOMINAIS: REVISÃO COMPREENSIVA

Introdução

A diástase dos músculos retos abdominais é caracterizada pelo adelgaçamento e alargamento da linha alba combinado com frouxidão da musculatura abdominal ventral. Isso provoca um abaulamento da linha média quando a pressão intra-abdominal é aumentada. O tratamento fisioterápico é elusivo e o cirúrgico propõe-se através de técnicas isoladas, combinadas, com ou sem reforço de próteses.

Objetivo

Realizar uma revisão compreensiva sobre o tratamento da diástase dos retos abdominais.

Método

Revisão de bases digitais nos últimos 5 anos através de palavras-chave: diástase, tratamento e reto abdominal; selecionando meta-análises e revisões sistemáticas.

Resultados

Foram encontrados 4 trabalhos. Segundo Mommers and cols que incluíram 20 artigos descrevendo 1691 pacientes as técnicas de plicatura com suturas interrompidas ou reforço por tela foram as mais frequentemente realizadas para o tratamento da DRA. Cirurgias abertas foram realizadas em 88% dos pacientes. Não houve diferença nas complicações pós-operatórias e na taxa de recidiva entre as técnicas. Kerckhoven and cols avaliaram 931 pacientes que foram cirurgicamente tratados através de plicatura ou reforço com tela da linha média. A distância entre os músculos retos não foi um indicador para um dos tipos de técnica, bem como, a resistência, segurança e a alta satisfação do paciente. As diretrizes da European and American Hernia Society apontam uma limitação de quantidade e qualidade da literatura. As recomendações são fracas e com baixa qualidade de evidência. A gestação é um fator de risco e o reparo deve ser adiado até depois da última gravidez. Não existem evidências para pacientes com defeitos herniários concomitantes. Segundo Rosen and cols, 72% dos seguros de saúde avaliados no estudo não financiavam o tratamento da DRA associado à abdominoplastia sob quaisquer circunstâncias, apesar de ser uma cirurgia eletiva que proporcionava melhora na função e na qualidade de vida do paciente. 20% requeriam pré-autorização.

Conclusão

A diástase dos retos abdominais pode ser tratada tanto por técnica aberta quanto laparoscópica, através de plicatura ou utilização de tela para reforço da linha média. Não há diferença nos resultados quanto a complicações e recidivas, bem como, padronização da indicação das técnicas. Isto gera um fator de confusão evidenciado e expressado no não-financiamento de procedimentos pela maioria dos seguros de saúde.

Palavras-Chave

diástase; reto-abdominal; tratamento

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Ana Laura Nacari Duzi, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva