XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Três diferentes apresentações de melanoma gástrico metastático

Apresentação do Caso

O melanoma é a neoplasia que mais comumente evolui com metástases para o trato gastrointestinal. Os sítios metastáticos mais comuns no trato digestivo são jejuno e íleo, seguidos pelo cólon, reto e estômago. A metástase para o estômago é uma rara ocorrência, além de cursar com diagnóstico tardio devido pacientes permanecerem assintomáticos até a doença tornar-se avançada. Em geral, os sintomas de acometimento gastrointestinal são inespecíficos, como anemia, dor abdominal, sangramento digestivo oculto, massa abdominal e perda de peso.
Três tipos morfológicos principais de metástases gástricas são descritos na literatura. Primeiro, existem nódulos melanóticos, frequentemente ulcerados. Em segundo lugar, existem massas tumorais submucosas elevadas e ulceradas. O último tipo morfológico é uma lesão em massa com incidência variável de necrose e melanose.
Em relação ao local anatômico das metástases gástricas, a maioria é descrita no corpo e no fundo, mais frequentemente na grande curvatura, com lesões em pequena curvatura sendo incomuns.

Discussão

Apresentamos o caso de uma paciente de 64 anos diagnosticada em 2018 com melanoma acral, sendo submetida a ressecção de melanoma em face plantar de pé direito com pesquisa de linfonodo sentinela e mestástase a distância negativas. Em 202, PET CT demostrou hipermetabolismo em pulmões e em estômago. Realizada esofagogastroduodenoscopia, que confirmou achados na topografia gástrica, evidenciando lesões de aspectos distintos. A primeira delas lesões enegrecidas distribuídas em fundo gástrico e segunda porção duodenal. A segunda apresentação encontrada foi uma lesão vegetante em parede anterior de corpo gástrico. E por fim, embora lesões em pequena curvatura sejam incomuns, foi encontrada nesta topografia uma lesão vegeto-infiltrativa.
O exame histológico das biópsias confirmou o diagnóstico de metástases de melanoma maligno em três aspectos morfológicos distintos, achado pouco descrito na literatura. A paciente que já estava em tratamento paliativo e foi reencaminhada para núcleo de apoio da Oncologia Clínica para discutir opções terapêuticas.

Comentários finais

O melanoma metástatico gástrico pode apresentar-se através de morfologias distintas, neste caso a paciente apresentava três morfologias diferentes e mesmo assim encontrava-se assintomática. Tal achado, mostra a importância da endoscopia digestiva alta precoce nos pacientes com diagnóstico de melanoma, mesmo na ausência de sintomas gastrointestinais.

Palavras-Chave

Metástase gástrica; Melanoma; Nódulos melanóticos, esofagogastroduodenoscopia

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Ana Victória Martins Lima, Regina Rie Imada, Thiago Contreiras Pereira Paiva, Fábio Marioni, Nelson Yuji Takahashi, Lucio Giovanni Battista Rossini