XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Preparo de cólon: existe diferença entre o preparo hospitalar em comparação com o domiciliar?

Introdução

A maioria dos guidelines e consensos sobre qualidade em colonoscopia recomendam que a situação do preparo intestinal seja reportada no laudo do exame, sendo a escala de Boston mundialmente utilizada para essa padronização. A avaliação deve ser iniciada apenas após a aspiração dos líquidos e lavagem dos resíduos removíveis, sendo avaliado cada segmento do cólon (direito, transverso e esquerdo), que recebe uma pontuação de 0 a 3, sendo 0 não possível de avaliar devido a presença de fezes sólidas e 3 quando a mucosa avaliada não apresenta resíduos, totalizado o score máximo em 9 pontos.

Objetivo

Comparar o preparo do cólon de acordo com a Escala de Boston nos pacientes que realizam exame com preparo domiciliar e internado em serviço de Endoscopia de um hospital secundário.

Método

Foi realizado um estudo retrospectivo transversal e calculado de acordo com o teste de hipótese baseado nos exames de colonoscopia com progressão até Ceco, realizados no serviço de endoscopia entre 01/2021 e 06/2021, em hospital secundário na cidade de Osasco-SP.

Resultados

Dos 242 exames avaliados, sendo 51 (21,07%) com preparo internado e 191 (78,92%) com preparo domiciliar, nota-se, mediana de 6,2 e 8,39 dos que realizaram preparo internado e domiciliar respectivamente. Dentre os pacientes com preparo internado foi observado que 19 exames (31,37%) apresentavam preparo de cólon com escala de Boston menor ou igual a 5. Nos pacientes com preparo domiciliar observou-se que 9 exames (3,71%) apresentavam preparo de cólon com escala de Boston menor ou igual a 5.

Conclusões

Observamos que a realização do preparo de cólon domiciliar obteve melhor resultado quanto a escala de Boston. Possivelmente os pacientes que realizaram o preparo de cólon internado apresentavam comorbidades e condições clínicas momentâneas que podem ter interferido no processo, dificultando o sucesso do mesmo. Devemos lembrar que, independente das condições, um preparo de cólon bem feito é essencial para um estudo minucioso, detecção precoce de lesão e terapêutica avançada.

Palavras-Chave

preparo de cólon, colonoscopia.

Área

TCC – Centro de Treinamento - Colonoscopia

Autores

Gustavo Costa Bringel, Rafaela Ramos Araújo, Paula De Julio Matheus, Giovanna Riccitelli Do Couto, Alex Ingold, Carolina Analy Franco, Rodrigo Porphirio S'antana