XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

QUAL A VANTAGEM DA CORREÇÃO DA HÉRNIA VENTRAL POR CIRURGIA ROBÓTICA EM RELAÇÃO À VIDEOLAPAROSCOPIA? REVISÃO COMPREENSIVA

Introdução

As hérnias ventrais estão entre as doenças cirúrgicas mais frequentes. Atualmente, outras questões têm surgido quando a preocupação vai além da resolução cirúrgica, tais como: qual a melhor técnica de abordagem? Existe um benefício fatídico que destaque uma delas? A abordagem robótica é superior à videolaparoscopia?

Objetivo

Analisar as evidências para compreender se há vantagens na correção de hérnia ventral por abordagem robótica em relação à videolaparoscopia.

Método

Foi realizada uma revisão de artigos nas principais bases de dados (Medline® via PubMed®, LILACS® via BVS® e SciELO®), nos idiomas português e inglês, publicados nos últimos 5 anos. Foram selecionados 10 artigos comparativos.

Resultados

De acordo com os estudos, os riscos advindos da cirurgia são considerados semelhantes em ambas as técnicas. Não há vantagem significante sobre isso. Contudo, é de comum compreensão que a abordagem robótica permite um melhor acesso, sutileza e qualidade de suturas, os quais são fatores essenciais para alívio da dor no pós-operatório e retorno precoce às atividades. Além disso, as taxas de recidivas estiveram mais associadas à abordagem por videolaparoscopia. Apesar disso, é a técnica mais utilizada devido ao alto custo da robótica, a qual tem nesse fato a sua desvantagem.

Conclusão

A cirurgia robótica tem se difundido e representa o futuro. Embora ainda não existam estudos comparativos suficientes que respaldem uma superioridade em termos de eficiência e qualidade do procedimento, já é possível concluir que há maior precisão para acesso e abordagem, além de maior conforto pós-operatório ao paciente. O fator limitante dessa técnica por robô é o custo. Devido a isso acaba sendo limitada, o que culmina em menos estudos comparativos que possam trazer resultados quanto à sua superioridade.

Palavras-Chave

hérnia-ventral; robótica; videolaparoscopia; cirurgia-geral

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Marília Rodrigues Dante, Suzzy Caroline Meneghetti, Vinicius Magalhães Rodrigues Silva