XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HERNIOPLASTIA E ABDOMINOPLASTIA EM HÉRNIA INCISIONAL PÓS HISTERECTOMIA TOTAL ABERTA

Resumo

RELATO DE CASO: M.R.B., sexo feminino, 75 anos, obesa, diabética e hipertensa. História pregressa de miomatose submucosa sangrante com evolução de tamanho e sintomas (anemia e metrorragia). Em 2018, foi então submetida à histerectomia total aberta via incisão de Pfannenstiel. Relatou pós operatório (PO) com discreta e constante dor na região da ferida operatória (FO). Após alta médica, houve aumento progressivo da dor e de abaulamento na cicatriz cirúrgica. Depois de 27 meses completos de PO, compareceu à consulta com Cirurgião Geral, que diagnosticou a doença como hérnia incisional. A paciente iniciou pré-operatório (exames laboratoriais, de imagem e risco cardiológico) para cirurgia de hernioplastia incisional. O Procedimento cirúrgico foi realizado por meio de incisão Pfannenstiel ampliada, com abertura e dissecção do saco herniário, liberação de alças aderidas e descolamento de generosa área de subcutâneo da aponeurose sadia. Realizou-se revisão da cavidade abdominal, aproximação das bordas de aponeurose saudáveis, fixação de telas inteiras de Polipropileno (15x15cm, o serviço não dispunha de telas maiores), finalizando com dermolipectomia e aposição de dois drenos de Sucção tipo PortoVac.
DISCUSSÃO: As grandes hérnias incisionais são afecções de difícil tratamento e, com alto potencial de complicações. Essas alterações determinam grave comprometimento respiratório e visceral. Pacientes idosos e com comorbidades estão mais suscetíveis a esse tipo de complicação. A utilização de telas para correção de hérnias ventrais resulta em uma redução significativa nos índices de recorrência.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: As hérnias incisionais são complicação relativamente comuns, porém, requerem abordagem cirúrgica resolutiva devido ao seu moderado grau de complicação. Constatam-se assim, a importância dos cuidados técnicos na síntese de incisões cirúrgicas, do controle de infecções de FO, e das condições nutricionais do paciente.

Palavras-Chave

HÉRNIA INCISIONAL; DERMOLIPECTOMIA; ABDOMINOPLASTIA; HERNIOPLASTIA;

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

FELIPE ROCHA REIS, LUDGERO RIBEIRO FILHO, EVDA DUARTE FEITOZA DE GUIMARÃES, JULIANA GUIMARÃES DE MACAU FURTADO, CARLOS ROCHA ALVES, SARAH GABRIELLY GUIMARAES PAIXAO, FRANCISCO FERNANDO DA SILVA AMORIM JUNIOR, THAÍS OLIVEIRA NUNES DA SILVA, ORLANDO ALVES BARBOSA FILHO