XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Fechamento de fístula cólon-vaginal complexa com oclusor cardíaco

Apresentação do Caso

Paciente D.M.V.M., 57 anos, sexo feminino, com história de carcinoma de colo uterino diagnosticado aos 45 anos de idade, tendo iniciado tratamento em 2012 com quimioterapia e radioterapia, além de diversos procedimentos cirúrgicos desde então, incluindo 17 laparotomias e exenteração pélvica com confecção de colostomia úmida na parede abdominal esquerda. Em 2015, evoluiu com fístula cólon-vaginal, com saída de grande quantidade de secreção entérica pela vagina. Realizada tomografia de abdome em junho de 2021, com administração de contraste oral, observando-se trajeto fistuloso no ceco, com extravasamento de contraste para oco pélvico, que se comunicava com canal vaginal. Devido histórico de diversas cirurgias prévias e quadro de desnutrição grave, equipe de cirurgia oncológica solicitou avaliação para tratamento endoscópico da fístula. Paciente foi submetida então a colocação de prótese cardíaca Amplatzer em fístula cólon-vaginal, com melhora da saída de secreção entérica pela vagina no mesmo dia. Liberada dieta líquida no 1º dia de pós operatório, progredindo até dieta livre na mesma semana. Recebeu alta após 8 dias do procedimento, com resolução do quadro.

Discussão

Estudos recentes mostram excelentes resultados no tratamento endoscópico de fístulas do trato digestivo, principalmente em pacientes pós cirurgia bariátrica, com uso da prótese cardíaca Amplatzer, originalmente utilizada para tratamento de forame oval patente. Como o endoscópio permitia a passagem e o bom posicionamento do oclusor, foi optado pelo tratamento endoscópico da fístula cólon-vaginal, já que a paciente não apresentava boas condições nutricionais para ser submetida a uma nova cirurgia.

Comentários finais

A paciente foi avaliada após 1 mês da colocação da prótese cardíaca Amplatzer em fístula cólon-vaginal, sendo realizado novo exame endoscópico, que mostrou mucosa do oco pélvico menos hiperemiada e menos friável, com oclusor bem posicionado em local da fístula, sem extravasamento de secreção entérica pela vagina.

Palavras-Chave

fístula cólon-vaginal; fístula do trato gastrointestinal; prótese Amplatzer; endoscopia

Área

Endoscopia - Miscelânea

Autores

Monique Sperandio Lambert, Renato Gonçalves Soares, Rodrigo Albuquerque Carreiro