XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Impacto da pandemia sobre a triagem do câncer colorretal em um serviço de referência.

Introdução

O câncer colorretal é um desafio global devido a incidência aproximada de 1 milhão de casos/ano, com mais de 500.000 óbitos/ano. A triagem de câncer colorretal é indicada para a detecção do adenoma quanto para o adenocarcinoma precoce.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da pandemia SARS-COV-2, decretada no mês de março de 2020, sobre a triagem de câncer colorretal em um serviço de referência.

Método

Estudo retrospectivo unicêntrico realizado em uma unidade de referência municipal do estado de São Paulo, comparando os períodos pré-pandemia e pandemia nos anos de 2019-20. Foram comparadas as taxas de exames e detecções em colonoscopia nos exames de rastreio de câncer colorretal e analisados seus respectivos laudos histológicos.

Resultados

Avaliamos 388 colonoscopias com média de 22 exames/mês pré-pandemia e 7,8 exames/mês no período de pandemia. Embora não tenha ocorrido diferença estatística entre as taxas de detecção de adenocarcinoma (p=0,59), encontramos diferenças na detecção de pólipos (p<0,001), assim como nos subtipos tubulares (p<0,001) e tubulovilosos (p=0,003).

Conclusão

Conclui-se que a pandemia gerou redução significante no rastreio de câncer colorretal assim como na taxa de detecção de pólipos. Uma avaliação posterior pode relatar o dano direto aos pacientes que deixaram de realizar o exame de prevenção e rastreio.

Palavras-Chave

Câncer colorretal, colonoscopia, rastreio, prevenção.

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

Sara Freitas Abrão , Daniela Oliveira Magro, Marcello Imbrizi