XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

NUTRIÇÃO COMO PREVENÇÃO DE CARCINOMA GÁSTRICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Introdução

O carcinoma gástrico (CG) é o crescimento celular desordenado, originado frequentemente na camada interna que entra em contato com os alimentos. No Brasil 95% dos casos de CG são do tipo adenocarcinoma.

Objetivo

Descrever nutrientes que podem prevenir o desenvolvimento de CG na população.

Método

Realizou-se uma revisão de literatura narrativa, durante os meses de maio a agosto de 2021, utilizando a base de dados Scielo e Pubmed, filtrando por meios de busca de câncer gástrico e nutrição.

Resultados

O ácido ascórbico pode ter efeito quimiopreventivo protegendo as células dos danos oxidativos de DNA, bloqueando a carcinogênese. Os principais compostos bioativos em grãos de soja são os compostos fenólicos, especialmente as isoflavonas que possuem ação antioxidante, anti-inflamatória e previnem o câncer3. Os carotenóides têm propriedades e efeitos na prevenção do câncer gástrico. As nozes têm efeitos anti-inflamatórios por afetar a produção de prostaglandinas e citocinas, e efeitos antioxidantes, diminuindo a peroxidação lipídica e protegendo contra danos oxidativos no DNA. O amendoim contém resveratrol, que possui ação anticarcinogênica e efeitos antioxidantes. Os flavonóides têm mostrado ter efeito quimiopreventivo1. Água canalizada e clorada está associada a melhores resultados na saúde. A água não tratada é um possível fator para o câncer gástrico e a bactéria Helicobacter pylori.

Conclusão

A nutrição baseada em alimentos saudáveis é fator de proteção para o câncer gástrico. Além disso, a ingesta de alimentos fontes de antioxidantes e o consumo diário de frutas, verduras e legumes confere proteção contra o CG. Por fim, a educação alimentar já na infância deve fazer parte do cotidiano da população para que seja evitado o CG.

Palavras-Chave

Câncer gástrico; nutrição; prevenção.

Área

Gastroenterologia - Estômago/Duodeno

Autores

Bárbara Franccesca Brandalise Bassani, Andrei Leonardo Schuster, Paulo Roberto Cardoso Consoni