XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR VOLVO DE CECO EM IDOSA ACAMADA: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 85 anos, portadora de hipertensão arterial sistêmica, doença pulmonar obstrutiva crônica e Alzheimer, acamada, admitida com história de dor abdominal difusa, iniciada em quadrante inferior direito, associada a distensão abdominal progressiva e parada na eliminação de flatos e fezes nos últimos 5 dias. Acompanhante relatou início de quadro febril e vômitos nas últimas 24 horas. Apresentava-se, ao exame físico, em regular estado geral, desorientada, hipocorada (2+/4+), frequência respiratória 22 irpm, frequência cardíaca 110 bpm, pressão arterial 90x60 mmHg, desidratada, abdome globoso, distendido, timpânico à percussão, com sinais de irritação peritoneal e ausência de fezes em ampola retal. Hemograma com leucocitose (17.000/mm3) e radiografia abdominal mostrando distensão de alças intestinais e sinal do “grão de café”. Aventada hipótese de volvo, a paciente foi submetida a laparotomia de urgência que identificou torção intestinal em sentido horário envolvendo ceco e parte do cólon direito com isquemia e necrose de ceco. Foi realizada hemicolectomia direita e ileostomia terminal. Paciente foi encaminhada à unidade de terapia intensiva com ostomia funcionante, sem sinais de isquemia. Houve progressivo aumento de leucócitos, apesar da antibioticoterapia (cefepime e metronidazol), além de hipotensão, uso de droga vasoativa, e no 5º dia pós operatório evoluiu com choque séptico, parada cardiorrespiratória refratária à ressuscitação cardiopulmonar e óbito.

Discussão

O volvo de ceco trata-se da torção axial que ocorre envolvendo ceco, íleo terminal e cólon ascendente e evolui com isquemia, necrose, perfuração intestinal e óbito. Alguns fatores predisponentes conhecidos são constipação crônica, sexo feminino, idade avançada e repouso excessivo. O quadro clínico inclui dor abdominal difusa, distensão abdominal, timpanismo, constipação, náuseas e vômitos, e, na vigência de necrose, febre e peritonite. A radiografia abdominal revela sinais sugestivos, como dilatação cecal, ausência de gás no cólon distal e o sinal do “Grão de café” (ceco preenchido por ar e fluido). O tratamento é cirúrgico e individualizado, podendo ser realizada tanto cecopexia quanto hemicolectomia.

Comentários finais

Como é uma patologia rara, o atraso diagnóstico aumenta as chances de complicações, por isso a importância de identificar fatores de risco e apresentação clínica para realizar diagnóstico precoce e melhorar a sobrevida dos pacientes.

Palavras-Chave

volvo; volvo de ceco; ceco

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

LUDGERO RIBEIRO FILHO, EVDA DUARTE FEITOZA DE SOUSA GUIMARÃES, FELIPE ROCHA REIS, FRANCISCO FERNANDO DA SILVA AMORIM, SARAH GABRIELLY GUIMARÃES PAIXÃO, CARLOS ROCHA ALVES, JULIANA GUIMARÃES DE MACAU FURTADO, THAÍS OLIVEIRA NUNES DA SILVA, ORLANDO ALVES FILHO