XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

CISTO DE COLÉDOCO GIGANTE COM LITÍASE INTRAHEPÁTICA: MANEJO LAPAROSCÓPICO

Resumo

Cistos biliares consistem em dilatações únicas ou múltiplas da árvore biliar. Podem ser das bias intra-/extra-hepática ou ambas. Sua incidência é maior em países asiáticos (1:10000) e é mais comum em mulheres (4:1). Apesar de a maioria ser diagnosticada na primeira década de vida, pode também ser encontrada em adultos com risco aumentado de litíase, pancreatite e câncer. Por tal motivo, a ressecção cirúrgica é mandatória e apenas poucos artigos demonstram a abordagem minimamente invasiva destas lesões, geralmente em crianças.
Neste vídeo apresentamos abordagem laparoscópica de uma mulher de 31 anos que se apresenta com dor abdominal superior, icterícia, colúria e acolia por 2 semanas. Enzimas canaliculares e bilirrubina direta estavam elevadas, RNM demonstrava dilatação cística de árvore biliar intra e extra-hepática começando acima da sua porção pancreática associada com litíase severa. Realizada CPRE com passagem de 2 próteses plásticas com apenas discreta redução dos níveis séricos de bilirrubina. Proposta a ressecção laparoscópica do cisto de colédoco com varredura da litíase intra-hepática e hepaticojejunostomia em y-de-roux. A paciente foi colocada em posição supina com pernas abertas. O monitor foi colocado ao lado do ombro direito da paciente e o cirurgião operou entre as pernas. A dissecção foi difícil devido ao tamanho do cisto, o endurecimento do mesmo (repleto de cálculos) e as aderências inflamatórias intensas às estruturas adjacentes. Após a liberação da artéria hepática e da veia porta, o colédoco foi seccionado com grampeador logo acima de sua porção pancreática, realizada varredura de cálculos e lavagem de sua porção distal com posterior fechamento. Realizada colecistectomia em bloco com o cisto e o ducto hepático comum foi seccionado. Ductos hepáticos secundários foram liberados e então confeccionada a hepaticojejunostomia em y-de-roux. A anastomose foi realizada manualmente com PDS 3-0 e alocado dreno. A anastomose entérica foi confeccionada com grampeador linear. Duração total da cirurgia foi de 260 minutos e o sangramento estimado de 50 ml. Pós-operatório evolui sem intercorrências e a paciente recebeu alta no Quinto pós-operatório. Tempo de acompanhamento de 1 ano, mantendo-se assintomática com apenas discreta elevação de enzimas canaliculares. Esse vídeo demonstra os diferentes passos necessários para a realização desta cirurgia.

Palavras-Chave

cisto de colédoco, litíase intrahepática

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

João Emilio Lemos Pinheiro Filho, Fernanda Cavalcanti Cabral Honorio, Stefanie Sophie Buuck Marques, Esau Furini Ferreira Barros, Alexandre Cruz Henriques , Felipe Emanuel Fuhro, Jaques Waisberg, Andre Roncon Dias