XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Clip Padlock para fechamento de fístula gastrocutânea após a remoção de sonda de gastrostomia.

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 58 anos, com gastrostomia endoscópica percutânea (PEG) devido a disfagia secundária a lesão neoplásica de sistema nervoso central. Foi admitido sob regime de internação hospitalar devido a infecção em sítio de gastrostomia. Após retirada da sonda alimentar, antibioticoterapia e resolução do quadro infeccioso, a fístula gastrocutânea permaneceu aberta por tempo superior a 30 dias. Foi optado então por endoscopia digestiva alta para fechamento com clipe padlock.

Discussão

As fístulas gastrocutâneas refratárias são uma complicação após a remoção da PEG e uma das opções para o seu fechamento é o clipe padlock. Trata-se de um sistema conhecido como over-the-scope, porque é colocado paralelo ao endoscópio, sem ocupar o canal de trabalho. É um anel que proporciona aproximação de margens em 360°, facilitando o fechamento completo do tecido. Além disso, há um clipe hemostático projetado para envolver, levantar, fechar e curar defeitos do tecido. Este clipe endoscópico tem sido usado com sucesso para o tratamento de uma variedade de condições, incluindo sangramentos gastrointestinais, fístulas e perfurações.

Comentários finais

O clipe padlock traz benefícios terapêuticos, com uma implantação segura, simples e rápida. É eficaz para tratamento de sangramento gastrointestinal refratário, fístulas e perfurações. Por isso, estudos multicêntricos e relatos de casos são necessários para fornecer informações e comparações com outras técnicas convencionais.

Palavras-Chave

Gastrostomia
Clipe Padlock
Fístula gastrocutânea

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Bruna Ribeiro Krubniki, Bruna Lemos Silva, Rosival Vicente de Paula, Thiago Camilo de Andrade Bertolotto, Andressa Tomé Rezende de Faria, Paula Cristina de Morais Freitas, Morgana Andressa da Silva Santos, Ana Carolina Fernandes Reis, Pedro Henrique Teles Prado, Otavio Micelli Neto, Tarik Walid Omairi