XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Utilidade das biópsias seriadas em pacientes submetidos a colonoscopia na visão do endoscopista em relação ao médico solicitante.

Introdução

A colonoscopia é o exame de escolha na avaliação e diagnóstico das patologias do íleo distal, cólon e reto, com base nisso, temos observado um aumento progressivo do número de biópsias colônicas, inclusive de biópsias seriadas.

Objetivo

Comparar a utilidade da biópsia seriada realizada por opção do endoscopista e médico assistente solicitante do exame.

Método

Foi realizado busca no banco de dados de exames endoscópicos de uma clínica nível II, da cidade de São Paulo, no período de 01/01/2019 a 30/04/2021 com a palavra-chave “biópsias seriadas”. Os pacientes selecionados realizaram biópsias aleatórias separadas em 4 frascos: 1- íleo; 2- ceco e ascendente; 3- transverso e descendente; 4- sigmoide e reto. As biópsias foram realizadas conforme pedido médico ou por decisão do endoscopista de acordo ao contexto clínico ou achados endoscópicos.

Resultados

Foram realizados 3.577 exames colonoscópicos no período acima citado, em que 298 (8,3%) tinham critérios para ingresso na pesquisa, foram excluídos: sete pacientes com exames repetidos e 69 com quadro de doença inflamatória intestinal e outras colites previamente conhecidas ou neoplasias durante o período analisado, sendo selecionados 222 pacientes. Nos 140 pacientes (63,1%) que realizaram biópsias seriadas a pedido do médico assistente, 119 (85%) não tinham alterações no exame endoscópico. E em 90 (64%) não apresentavam alterações histológicas. Já em 25 (21%) mesmo com achados endoscópicos normais, tinham alterações histológicas inespecíficas. Por outro lado, 82 pacientes (36,9%) foram submetidos a biópsias seriadas por decisão do endoscopista no momento do exame, seja pelo contexto clínico ou pela presença de algum achado endoscópico. Em 30 (36,5%) não se evidenciaram alterações endoscópicas. Em 25 (30,4%), não evidenciou-se alterações histológicas. E em outros 9 (30%) com exame endoscópico normal, apresentavam alterações histológicas inespecíficas.

Conclusão

A realização de biópsias seriadas na ausência de um contexto clínico clássico e sem uma prévia avaliação endoscópica não trazem informações adicionais e podem até gerar confusão ao raciocínio clínico. A decisão do endoscopista em realizar biópsias seriadas foi mais fidedigna ao contexto clinico, endoscópico e histológico. Dado o tempo consumido e o impacto financeiro que a amostragem e análise de biópsias têm, é importante revisar e estabelecer estratégias sobre como e quando fazer biópsias durante as colonoscopias.

Palavras-Chave

Biópsias seriadas; biópsias aleatórias; biópsias colônicas

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

ROSIVAL VICENTE DE PAULA, Bruna Ribeiro Krubniki, Bruna Lemos Silva, Thiago Camilo de Andrande Bertolotto, Andressa Tomé Rezende de Faria, Paula Cristina de Morais Freitas, Morgana Andressa da Silva Santos, Ana Carolina Fernandes Reis, Pedro Henrique Teles Prado, Thiago Festa Secchi, Tarik Omairi, Jaques Waisberg, Paula Bechara Poletti