XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

MANEJO ENDOSCÓPICO DE TUMORES NEUROENDÓCRINOS GÁSTRICOS: REVISÃO DE LITERATURA!

Introdução

Os tumores neuroendócrinos gástricos (TNE) são neoplasias com crescente prevalência devido a fatores ambientais associados, mas principalmente devido ao maior acesso a exames diagnósticos, como endoscopia digestiva alta (EDA). Classicamente são divididos em 3 tipos, sendo o tipo I de maior prevalência e intimamente associado com a presença de atrofia da mucosa gástrica e condição de hipergastrinemia. Já o tipo III é de crescimento isolado, independente de gastrina, com características invasivas mais bem definidas. Apesar de patogênese amplamente conhecida, por vezes ainda é controversa na literatura a sistematização de vigilância e estabelecimento de terapêutica (endoscópica versus cirúrgica) desse tipo de neoplasia.

Objetivo

Reunir dados na literatura sobre vigilância endoscópica de TNE e indicação de terapia endoscópica curativa e técnicas utilizadas.

Método

Revisão de literatura, com metodologia de busca ativa em bases de dados online PubMed e Cochrane. Os termos “gastric neuroendocrine tumor” e “endoscopic therapy” foram utilizados para busca.

Resultados

A prevalência de TNE vem aumentando ao longo dos anos, muito devido maior acesso aos exames diagnósticos, bem como a uma maior exposição aos fatores de risco que propiciam o aparecimento desse tipo de neoplasia. A manifestação dos TNEs gástricos pode apresentar-se tanto na forma indolente, como o TNE tipo I, como em forma grave e agressiva, como o TNE tipo III, tendo como principal limitante à ressecção endoscópica o seu tamanho, profundidade do acometimento submucoso e presença de linfoadenopatia associada. Há duas principais técnicas consagradas, como mucosectomia (EMR) e submucosectomia (ESD), para abordagem endoscópica desse tipo de lesão, mas com o avanço das técnicas endoscópicas há novas possibilidades terapêuticas, como a ressecção gástrica de espessura total (FTEGR) e outros, já utilizados em TNE de outros sítios do trato gastrintestinal (TGI), o que poderia ampliar os métodos de ressecção endoscópica desse tipo de tumor.

Conclusões

Os TNEs têm tido aumento de sua prevalência e o conhecimento de novas técnicas endoscópicas faz-se necessário para indicação do procedimento curativo menos invasivo aos pacientes, evitando assim uma gastrectomia, o que aumentaria a morbidade desses pacientes. Os dados ainda são escassos na literatura, carecendo de maiores estudos prospectivos e randomizados, para indicação da melhor técnica a ser utilizada no tratamento dessas neoplasias.

Palavras-Chave

“gastric neuroendocrine tumor” and “endoscopic therapy”

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

Guilherme Amorim Souza Faria, Drausio Jeferson de Moraes