XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Incidência histórica de tumores incidentais em 9602 casos de apendicite

Introdução

A ocorrência de abdome agudo se encaixa como uma das principais causas de admissão em hospitais de urgência, e, dentre esse quadro, uma das principais e mais comuns etiologias se trata do abdome agudo inflamatório por apendicite aguda. Tal acometimento consiste em uma infecção polimicrobiana devido obstrução da luz apendicular, sendo observado corriqueiramente em pacientes na faixa de 20 a 30 anos com tratamento cirúrgico necessário para resolução do caso. Sua apresentação clássica envolve dor abdominal em peso com evolução insidiosa, progressiva e sedimentando-se em região de fossa ilíaca direita. Esta mesma clínica é observada em pacientes com lesões tumorais no apêndice vermiforme e, por conta de ser uma apresentação incomum, é detectada apenas após ato cirúrgico, resultando nos chamados “incidentalomas” de apêndice.

Objetivo

Esse trabalho teve como objetivo identificar a incidência de tumores de apêndice encontrados de forma incidental durante o período de 2009 a 2019 em 9.602 pacientes submetidos a apendicectomia em hospital de urgência de referência, avaliando a incidência dos mesmos quanto ao sexo e idade dos pacientes, além de observar o tipo histológico mais frequente.

Método

Os dados foram coletados mediante tabela própria por meio do livro de registro de análises histopatológicas da instituição em questão. Em seguida, os dados foram analisados mediante o programa Microsoft Excel.

Resultados

Este estudo permitiu identificar que 0,18% dos pacientes neste período de 10 anos apresentaram algum grau de malignidade em seu apêndice vermiforme. Outrossim, se forem incluídos tumores benignos, temos uma incidência de 0,48% de tumores em geral e destes, 83% foram lesões do tipo histológico epitelial. Além disso, observou-se maior ocorrência de tumores em mulheres e em pacientes em faixa etária acima da sexta década de vida.

Conclusão

Apesar de raros, a presença de uma neoplasia neste órgão abre discussões para realização de tratamentos mais invasivos e até mesmo rastreio de tumores em outros órgãos devido a ocorrência sincrônica com neoplasias colorretais.

Palavras-Chave

Incidência. Tumor de apêndice. Apendicite.

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Samara Crisanto de Souza, Welligton Ribeiro Figueiredo , Felipe Maia da Fonseca, Marlon Moreno da Rocha Caminha, Poliana de Lima Santana Rocha, Joyce Laíse Silva Duarte, Alexandre Rodrigues de Sá