XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Corpo estranho pós bariátrica: relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente feminino, C.R.S., 55 anos, apresentava quadro de dor abdominal e pélvica a 4 meses. Refere gastroplastia realizada a aproximadamente 2 anos, desde então com quadro de dor em hipocôndrio esquerdo com irradiação para ombro esquerdo. Paciente realizou exames laboratoriais com neutrófilos aumentados e tomografia que detectaram uma coleção abdominal subfrênica à esquerda sendo, portanto, admitida à internação e a realização de punção da coleção guiada por tomografia computadorizada, e colocação de dreno de Dawson-Mueller, sem intercorrências. O material liquido e de aspecto amarronzado (30 ml) coletado foi enviado para cultura e antibiograma, sendo verificada a presença de bacilos gram negativos (Proteus mirabilis). Após retirada e lavagem do dreno, paciente recebe alta e sem queixas, um mês após a alta paciente retorna sintomas, sendo realizado exames que evidenciam recidiva da coleção, optado então por cirurgia. Assim sendo, admitida à internação e submetida à cirurgia de laparoscopia exploradora com degastrogatrectomia parcial sem vagotomia, submetida também à omentectomia, retirada de corpo estranho aderido ao corpo gástrico, drenagem de abscesso e lavagem da cavidade com colocação de dreno. A paciente evolui bem e recebe alta 3 dias após os procedimentos realizados com boa aceitação de dieta que foi iniciada no primeiro dia pós operatório.

Discussão

A cirurgia metabólica tem trazido benefícios inquestionáveis a saúde do paciente, no entanto, exitem complicações não só inerentes ao processo cirúrgico e técnica realizada mas também ao seguimento correto da dieta pós operatória e recomendações médicas. Nesse contexto, a presença de um corpo estranho é um destaque pois quando justaposto ao trato gastrointestinal pode conduzir a infecção e possível erosão, além das coleções, fístulas, embolia pulmonar, fibrose de tecidos, sepse e em alguns casos até mesmo óbito. O corpo estranho é caracterizado por qualquer objeto ou substância que inadvertidamente penetra o corpo e/ou cavidades, tal complicação pode ocorrer em aproximadamente 8% dos casos e a taxa é reduzida para aproximadamente 1% após alguns anos do procedimento.

Comentários finais

A gastroplastia redutora ainda é uma excelente opção de tratamento para obesidade, todavia, deve-se estar atentos a mesma visando evitar complicações. Existem poucos relatos na literatura a respeito dessa temática, porém, muitos processos jurídicos sobre o acontecido.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Estômago

Autores

Helen Brambila Jorge Pareja, Leonardo Vitor Pereira Dias, Anna Paula Xavier Nóia, Pedro Augusto de Assis Goes, Fernando Torres Bermudes, Thiago Lucas, Rafaela Parizoto Fabrin, Lorena Lex da Motta, Maria Eduarda Soho Maehara, Eraldo de Azevedo Coelho Junior, Isabela Reginato Cunha, Mila Maria Pontelli de Souza Hauy