XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Análise dos resultados do tratamento da obesidade com balão intragástrico após 12 meses

Introdução

A obesidade é um problema atual e crescente de saúde mundialmente e cursa com maior mortalidade e morbidade. Sabe-se que populações com índices de obesidade elevado tem expectativa de vida menor e maior risco de desenvolvimento de comorbidades.

Objetivo

O presente estudo tem como objetivo analisar os resultados obtidos no tratamento da obesidade com balão intragástrico, no período de 12 meses após sua realização.

Método

Se trata de estudo observacional com análise de coorte retrospectiva, de pacientes adultos entre 18 e 60 anos, com índice de massa corpórea (IMC) maior que 30 kg/m2. A amostra é da clínica privada Gastromed. Os pacientes serão agrupados de acordo com idade, sexo e peso, verificando a variação de peso e eventuais complicações ao longo dos 12 meses após a sua colocação.

Resultados

Podemos ver que a diferença das médias entre o peso inicial e o peso após o tratamento é significativa. A média do peso inicial é 96.5 Kg e o desvio padrão é de 15, porém, após o tratamento, a média passou a ser 83.3 Kg com desvio padrão de 16. Essa diferença em termos absolutos foi de 13.2 Kg. A média de IMC antes do tratamento foi de 33.54 e desvio padrão 4.1 e a média do IMC final foi de 28.8 e desvio padrão 4.2, a estimativa da real diferença de médias com 95% de confiança foi de 4.7 [3.72 ; 5.67].

Conclusão

Ao fim dessa pesquisa, pode-se concluir que o balão gástrico Spatz utilizado em um período de 12 meses é eficiente para perda de peso e na resolução da obesidade e suas consequências.

Palavras-Chave

obesidade; balão intragástrico; cirurgia

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Nubia Borges, Maria Clara Baracat, Gabriel Sandri, Danilo De Marchi, Matheus Borges, Bruno Zilberstein