XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

PÓLIPO INFLAMATÓRIO CLOACOGÊNICO: UMA RARA CAUSA DE SANGRAMENTO RETAL

Apresentação do Caso

Apresentamos um caso de um pólipo inflamatório cloacogênico identificado a partir de exame de videocolonoscopia em paciente do sexo femino, de 84 anos com queixa de hematoquezia e história clínica de prolapso retal. Não havia relato de história familiar de câncer colorretal ou pólipos cólicos. Como comorbidades, registro de hipertensão arterial sistêmica com uso regular exclusivo de medicamentos anti-hipertensivos. Identificada lesão polipoide subpediculada de aproximadamente 15mm, próxima a borda anal. Realizada polipectomia no momento do diagnóstico com alça térmica, sem intercorrências. Análise anatomopatológica mostrou alterações na membrana retal com erosões superficiais recobertas por fibrina e diagnóstico compatível com pólipo inflamatório cloacogênico.

Discussão

Pólipos cloacogênicos são um tipo raro de pólipos inflamatórios, na maior parte das vezes, com curso benigno, normalmente associados a clínica de hemorragia digestiva baixa. Sua fisiopatologia mostra injuria no epitélio próximo à transição do canal anal e reto baixo e associam-se condições como doenças inflamatórias intestinais, hemorroidas internas, prolapso retal e tumores.
Verifica-se predomínio no sexo feminino, da infância até a quarta ou sexta década de vida. O diagnóstico é realizado a partir da videocolonoscopia com biopsia, onde normalmente visualizamos pólipos sésseis, com tamanho entre 1 a 5 centímetros, mais comumente na parede anterior do canal anal. A análise histopatológica mostra superfície erodida, atipia reativa e alterações hiperplásicas com ramificação irregular nas glândulas e tecido de granulação.

Comentários finais

Na literatura, existem registros de associação entre esse tipo de pólipo e carcinoma escamocelular, bem como presença de displasia após análise histopatológica e associação com papiloma vírus (HPV). Além disso, os pólipos cloacogênicos podem ser a primeira manifestação da doença de Crohn. Assim, é importante termos em mente a existência desse tipo de lesão que, apesar de rara, possui potencial maligno, sendo indicada terapêutica endoscópica, sempre que possível, bem como extensão propedêutica para investigação e manejo de condições clínicas associadas.

Palavras-Chave

Pólipo cloacogênico / Colonoscopia / Hemorragia digestiva baixa

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

BRUNA HAUEISEN FIGUEIREDO, RICARDO CASTEJON NASCIMENTO, ROBERTO MOTTA PEREIRA, WALTON ALBUQUERQUE, RENATA FIGUEIREDO ROCHA, RODRIGO ALBUQUERQUE CARREIRO