XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DO “LINKED COLOR IMAGING (LCI)” NA TAXA DE DETECÇÃO DE LESÕES NO EXAME DE COLONOSCOPIA: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE

Introdução

A prevenção do câncer colorretal fundamenta-se na vigilância com exames de colonoscopia de rotina. Entre os fatores de qualidade do exame, a taxa de detecção de pólipos aparece como um dos principais índices de avaliação. A evolução e sistematização de técnicas para a realização do procedimento objetiva aumentar o diagnóstico de lesões pré-malignas.
A tecnologia do LCI visa, dentro desse contexto, disponibilizar novos recursos que contribuam para aumentar a taxa de detecção de pólipos, por meio de um sistema de diferenciação de espectros de luz que intensifica o contraste na topografia onde se verifica esse tipo de lesão.

Objetivo

O objetivo desse trabalho é avaliar e quantificar o impacto que a utilização dessa tecnologia tem na taxa de detecção de pólipos no exame de colonoscopia de rotina.

Método

Seguindo o protocolo estabelecido a partir do “Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses” (Prisna, 2015), ensaios clínicos randomizados avaliando a utilização do LCI na taxa de detecção de lesões foram selecionados a partir de uma estratégia de busca com descritores do MeSH, DeCS e linguagem natural. As bases de dados para a pesquisa foram Pubmed, Bireme, Lilacs, Medline e Scielo, selecionando-se por fim, a partir dos critérios de elegibilidade, dez estudos. Os desfechos avaliados foram, além da taxa de detecção de pólipos e adenomas, o tamanho das lesões e o tempo de realização dos exames de colonoscopia.

Resultados

Dez estudos foram incluídos. Em todos eles o LCI mostrou superioridade, com diferença estatisticamente significativa, tanto na detecção de pólipos quanto de adenomas. Essa diferença mostrou-se mais expressiva para pólipos menores que 5mm. A utilização do LCI, comparativamente à luz branca, também aumentou as taxas de detecção de lesões por paciente. Em relação ao tempo total do exame, não houve diferenças com significância estatística entre os exames realizados com ou sem a adição desse recurso. Trabalhos que distinguiram lesões serrilhadas também identificaram melhores taxas de detecção dessas lesões com a utilização do LCI.

Conclusões

O LCI tem efeitos positivos na identificação de lesões cólicas, principalmente para lesões com diâmetro inferior a 5 mm, não interferindo em outros critérios de qualidade do exame de colonoscopia, como o tempo total de realização do procedimento.

Palavras-Chave

Linked color imaging / Pólipos cólicos / Colonoscopia / Neoplasia colorretal, Detecção de câncer precoce / Taxa de detecção de adenomas

Área

TCC – Centro de Treinamento - Endoscopia digestiva alta

Autores

BRUNA HAUEISEN FIGUEIREDO, RICARDO CASTEJON NASCIMENTO, ROBERTO MOTTA PEREIRA, WALTON ALBUQUERQUE, RENATA FIGUEIREDO ROCHA, RODRIGO ALBUQUERQUE CARREIRO