XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Condiloma latum perianal: um relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente, GMS, masculino, 43 anos, portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV), diagnosticado em maio de 2018 e em tratamento desde novembro 2019 com TARV (Lamivudina, Tenofovir e Dolutegravir). Foi avaliado pela coloproctologia em março de 2020 devido lesão condilomatosa plana, envolvendo a região perianal em toda sua circunferência, estendendo-se lateralmente por cerca de 4 cm da borda anal. Na ocasião, apresentava-se com carga viral de 225, CD4 de 24,19% e sorologia para sífilis reagente, VDRL 1:256.
Foi optado por biopsia incisional da lesão em bloco cirúrgico sobre raquianestesia e sedação para melhor conduta. O anatomopatológico confirmou condiloma latum e foi indicado tratamento para sífilis secundária. Evoluiu com queda do VDRL e resolução completa da lesão perianal.

Discussão

Lesões perianais são um grupo de condições inflamatórias, infecciosas e neoplásicas, por vezes de difícil diagnóstico e de manejo desafiador. A característica morfológica da lesão é o ponto inicial para o diagnóstico, mas pode não ser específica. Além disso, algumas doenças apresentam-se de diferentes formas.
Lesões ou outros sintomas envolvendo o ânus podem ser facilmente confundidos com outras condições, como fissura ou hemorroida, atrasando o tratamento. Pacientes e, às vezes, alguns médicos geralmente assumem que qualquer desconforto anal pode ser atribuído a doença hemorroidária e iniciam tratamento empírico.
Deve-se sempre suspeitar de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) para evitar erros diagnósticos. Os fatores de risco incluem: múltiplos parceiros sexuais, HIV positivo ou presença de outra DST, prática sexual anal desprotegida e homens que fazem sexo com homens.
Sífilis e herpes são as mais comuns responsáveis por lesões genitais em pacientes jovens sexualmente ativos. Desta forma, diante de lesões perianais, os pacientes devem ser submetidos a testes sorológicos e biopsia.

Comentários finais

As lesões perianais possuem amplo espectro de diagnósticos diferenciais, devendo, portanto, serem avaliadas por um especialista. Por meio do exame proctológico completo (incluindo anuscopia / retossigmoidoscopia), associado a análise clínica e laboratorial, o coloproctologista é capaz de indicar a necessidade de outros exames diagnósticos, o melhor tratamento e seguimento do paciente.
Destaca-se também a importância de o médico generalista sempre manter suspeição para DSTs e realizar o exame físico proctológico para adequado manejo e encaminhamento do paciente.

Palavras-Chave

Condiloma latum, Sífilis, Lesões perianais, Doenças sexualmente transmissíveis

Área

Cirurgia - Miscelânea

Autores

Ana Paula Fernandes Braga, Pedro Brum da Silveira Ferraz, Emerson Abdulmassih Wood da Silva, Luciano Ricardo Pelegrinelli, Carlos Eduardo Oliveira Sodero, Gustavo Roberto Carvalho Tiveron, Aurélio Fabiano Ribeiro Zago