XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

A ecoendoscopia associada à punção aspirativa por agulha fina (EE-PAAF) no diagnóstico da “Groove Pancreatitis”

Introdução

Groove pancreatitis (GP) é uma forma focal e distinta de pancreatite crônica (PC) que afeta o sulco pancreatoduodenal (conhecido por “Groove”). Área anatômica para onde convergem processos inflamatórios envolvendo cabeça do pâncreas, duodeno e ducto biliar comum. Apesar dos avanços na imagem, o diagnóstico definitivo ainda é um desafio devido à complexidade anatômica da região.

Objetivo

Esse estudo tem o objetivo de demonstrar o papel dos achados ecoendoscópicos e da EE-PAAF no diagnóstico diferencial de GP e de neoplasias periampulares e seu impacto no tratamento da patologia.

Método

Estudo retrospectivo, observacional e transversal incluindo pacientes com suspeita de GP submetidos à EE-PAAF atendidos em um serviço privado de endoscopia digestiva em um período de 15 anos. Foram analisados o histórico clínico, laboratorial, de imagem, endoscópicos, ecográficos e revisados os resultados da microhistologia (McH) e as informações sobre o seguimento clínico dos pacientes.

Resultados

Selecionamos 20 pacientes com suspeita de GP. A média de idade foi de 54,4 (38-82 a), 13 (65%) eram do sexo masculino. O emagrecimento foi a queixa mais frequente. 85% dos pacientes apresentaram dor abdominal, 10% evoluíram com icterícia, 50% relataram uso de bebida alcoólica e presença de massa abdominal e 60% apresentaram diagnóstico prévio de pancreatite aguda. A perda de peso média foi de 13,3 kg (4-25 kg). A média obtida no momento do diagnóstico do CA19-9 e da amilase foi de 62 ng/ml (2,5-194) e 9.042 U/L (36-62437). A endoscopia identificou estenose e/ou abaulamento duodenal em 17 (85%) pacientes. Achados radiológicos (CT/RNM/EUS) revelaram espessamento da parede duodenal e anomalias na cabeça do pâncreas em todos os casos. Em 85% dos pacientes houve confirmação de GP, dos quais, a McH foi responsável pelo diagnóstico correto em 76,47%.

Conclusões

Esse estudo destaca a importância dos achados ecoendoscópicos da GP e, principalmente, do estudo McH, através da EE-PAAF no diagnóstico definitivo de GP. O diagnóstico preciso interfere na conduta terapêutica e pode evitar, em alguns casos, procedimentos de grande morbimortalidade, como a duodenopancreatectomia.

Palavras-Chave

groove, ecoendoscopia

Área

TCC – Centro de Treinamento - Ecoendoscopia

Autores

Morgana Andressa Silva Santos, Filadélfio Euclides Venco, Jaques Waisberg, Thiago Camilo Andrade Bertolotto, Ivana Tamie Yamashita Shinzato, Marina Doles Ascenção, Facundo Galetti, Samuel Galante Romanini, Marcel Autran Machado, Verônica Cangussú Serretti Leonel , Nicolas Jannuzzelli Richwin, Andressa Tomé Rezende Faria, Rafaella Christina Gouveia Lauriano, Ana Carolina Fernandes Reis , Rafael Carvalho Silva, Artur Adolfo Parada, Thiago Festa Secchi, Paula Bechara Poletti, José Celso Ardengh