XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA CAPILAR LOBULAR DE JEJUNO COMO CAUSA DE HEMORRAGIA DIGESTIVA MÉDIA: RELATO DE CASO.

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 36 anos, com histórico de investigação de anemia sem causa aparente desde 2017. Em 2019, após a realização de cápsula endoscópica, notou-se um pólipo com sangramento ativo em delgado no exame. Ainda em 2019, por enteroscopia alta com duplo balão, realizou-se a polipectomia, confirmando o diagnóstico de hemangioma capilar lobular (granuloma piogênico) de jejuno. Em 2020, a paciente apresentou novamente anemia em exames laboratoriais e sangue oculto nas fezes positivo que a fez realizar uma nova cápsula endoscópica. Nesse exame, no local da terapia prévia, no jejuno, evidenciou-se uma nova lesão elevada com sinais de sangramento recente. Em seguida, indicou-se laparoscopia com enteroscopia intraoperatória para ressecção segmentar do delgado acometido pela lesão. O relatório da patologia diagnosticou como pseudopólipo inflamatório. Após 3 anos e múltiplos exames para investigar anemia crônica, a paciente não apresenta mais hemorragia digestiva.

Discussão

Granuloma piogênico (PG) ou hemangioma capilar lobular é um tumor vascular benigno da pele ou membranas mucosas. O PG ocorre em todas as idades, com pico de incidência na 2ª e 3ª décadas de vida. A causa do PG é desconhecida. Fatores desencadeantes incluem trauma e medicamentos. As teorias sobre a patogênese do PG relatam uma resposta neovascular hiperplásica a um estímulo angiogênico desiquilibrado. PG cresce rapidamente em semanas a meses. A lesão pode ser pediculada ou séssil, com superfície friável que sangra após pequenos traumas. Granuloma piogênico da mucosa geralmente ocorrem na cavidade oral. Raramente, o PG se desenvolve no trato gastrointestinal. Os pacientes podem ser assintomáticos ou apresentar sangramentos, anemia ou disfagia. Histologicamente, PG consiste em uma proliferação de vasos capilares com edema estromal e um infiltrado inflamatório misto. No entanto, a confirmação histológica é desejável porque várias lesões benignas e malignas podem mimetizar o PG. O tratamento geralmente é necessário para PG devido a úlceras e sangramentos frequentes.

Comentários finais

O granuloma piogênico é uma lesão vascular benigna, incomum no trato gastrointestinal e extremamente rara no intestino delgado. O diagnóstico é desafiador antes do seu tratamento definitivo devido a sua aparência incomum durante os exames endoscópicos. Assim, o uso da cápsula endoscópica e a enteroscopia possuem grande importância para o diagnóstico dessas lesões no trato gastrointestinal médio.

Palavras-Chave

granuloma piogênico; hemangioma capilar lobular; cápsula endoscópica; enteroscopia; hemorragia digestiva média

Área

Endoscopia - Intestino delgado

Autores

Thiago Camilo Andrade Bertolotto, Ana Carolina Fernandes Reis, Andressa Tomé Rezende Faria, Morgana Andressa Silva Santos, Bruna Lemos Silva, Rosival Vicente De Paula , Bruna Ribeiro Krubniki, Pedro Henrique Teles Prado, Paula Cristina Morais Freitas, Jaques Waisberg , Artur Adolfo Parada, Thiago Festa Secchi, Paula Bechara Poletti