XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: CORPO ESTRANHO EM DIVERTÍCULO DE SIGMOIDE

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 73 anos, queixa de dor abdominal em mesogástrio e andar inferior de abdome há cerca de 11 meses, com piora progressiva. Sem vômito e febre. Realizou colonoscopia em 28/10/2020 com 'divertículos em sigmoide e à 40 cm da margem anal presença de secreção purulenta drenando de orifício diverticular (diverticulite aguda?)', realizou tratamento de diverticulite, sem melhora. Nova colonoscopia em 11/08/21 com 'divertículos e corpo estranho transfixado em divertículo de sigmoide, em suas duas extremidades, associado a processo inflamatório local, realizado tentativa de mobiliza-lo, sem sucesso, devido risco de perfuração, foi encaminhado ao Hospital de urgências. Realizou tomografia de abdome em 11/08/21 que mostrou 'imagem hiperdensa alongada, com até 3,5 cm situado no cólon sigmoide, sugestivo de espinha de peixe. A imagem se insinua para a mucosa anterior, onde se observa indefinição parietal e densificação da gordura mesentérica adjacente. Optado por terapêutica endoscópica em 12/08/21 com retirada de corpo estranho (fragmento de osso de frango), 3,7 cm, em sigmoide, com orifício puntiforme em local de retirada. Após realizado tomografia de abdome para avaliação de possíveis complicações: 'Ausência de imagem que estava situado no sigmoide. Permanece espessamento parietal segmentar do sigmoide próximo ao local onde se encontrava o corpo estranho e discreta densificação dos planos adiposos adjacentes '. Paciente teve alta após 24 horas com melhora da dor abdominal, sem febre e boa aceitação de dieta Via Oral.

Discussão

A deglutição acidental de um corpo estranho alimentar é frequente, mas as complicações são incomuns. Em 1% dos casos ocorre perfuração, os corpos estranhos alongados e pontiagudos (palito de dente, espinha de peixe e osso de galinha) são os que estão mais associados. O diagnóstico, geralmente, é tardio e a ingestão do corpo estranho não é relatada pelo paciente. Tratamento endoscópico vs cirúrgico vai depender da presença de complicações (perfurações, abscesso, fístulas), tende a ser conservador (endoscópico).

Comentários finais

O caso destaca-se pela localização do corpo estranho dentro do divertículo, com diagnóstico tardio pela colonoscopia, com primeiro exame sugerindo diverticulite, mas sem evidenciar corpo estranho, e em segunda colonoscopia identificado corpo estranho. A Tomografia contribuiu para avaliação de complicações e orientar com segurança o tratamento endoscópico, garantindo sucesso do procedimento e melhora clínica do paciente.

Palavras-Chave

Corpo estranho; Sigmoide, Divertículo

Área

Endoscopia - Colonoscopia

Autores

KARINNE SOARES ISAAC, MIRELA REBOUÇAS FERNANDES DE LIMA, THALITA DA COSTA MARGARIDA, AMERICO DE OLIVEIRA SILVERIO, ISABELLE PINA DE ARAUJO, NATHALIA CARVALHO FERNANDES, FANNY GONÇALVES MORAIS LEITE