XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

RECORTE TEMPORAL DA CIRURGIA BARIÁTRICA VIDEOLAPAROSCÓPICA NO BRASIL PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DESDE A SUA IMPLEMENTAÇÃO AO SISTEMA EM 2017

Introdução

Estima-se que, em 2018, cerca de R$379 milhões gastos pelo SUS referentes ao tratamento da obesidade. Nesse contexto, vários pacientes não respondem às manobras terapêuticas conservadoras utilizadas, como reeducação alimentar e prática de atividades físicas, e, assim, acabam necessitando de uma intervenção cirúrgica. A cirurgia bariátrica realizada por videolaparoscopia, vem ganhando espaço atualmente, levando a um menor trauma cirúrgico, com redução da morbidade e do período pós-operatório.

Objetivo

Realizar uma análise temporal das cirurgias bariátricas videolaparoscópicas realizadas no Brasil pelo SUS, desde a sua incorporação ao sistema em 2017, e relacioná-la com aspectos demográficos e epidemiológicos regionais.

Método

Estudo transversal e documental com abordagem quantitativa, acerca das internações por cirurgia bariátrica videolaparoscópica no Brasil entre maio de 2017 e junho de 2021, por meio do Sistema de Procedimentos Hospitalares do SUS (DATASUS). Foram avaliadas as variáveis de dados por local de internação, média de permanência hospitalar (em dias), número de óbitos e ano de processamento.

Resultados

Total de 2.391 procedimentos, com 218 notificações em 2017, atingindo 806 em 2019, e diminuindo para 555 em 2020 e para 273 casos em 2021. Tal circunstância descreve, inicialmente, um crescimento exponencial de procedimentos, porém, no último ano, houve uma redução significativa, podendo ser depreendido do atual cenário pandêmico, onde ocorre a suspensão de cirurgias eletivas. Na análise regional, o Nordeste (NE) apresentou a maior incidência por 100.000 habitantes (1,8), seguida do Sul (1,22), Centro-Oeste (0,99), Sudeste (SE) (0,88), e Norte (0,14). Nesse contexto, é percebido que o SE, região mais populosa e desenvolvida do país, está atrás do NE, uma das justificativas é o alto índice de indivíduos obesos na última, uma vez que dentre as capitais brasileiras, 7 metrópoles do NE estão entre as 13 com maior percentual de mulheres obesas. Houve apenas uma notificação relacionada a óbito, no estado de São Paulo em 2019.

Conclusão

Assim, a realização de cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, apesar da diminuição recente pela pandemia, tem se tornado mais comum no cenário atual, principalmente na região NE do País. Ademais, é notória a pequena taxa de mobi-mortalidade relacionada a esse tratamento nos últimos anos, condizente com a característica de redução de morbidade em procedimentos videolaparoscópicos.

Palavras-Chave

Cirurgia bariátrica; Manejo da Obesidade; Obesidade.

Área

Cirurgia - Obesidade

Autores

Enzo Studart de Lucena FEITOSA, Pedro Lucena de AQUINO, Arthur Antunes Coimbra Pinheiro PACÍFICO, Barbara Matos de Carvalho BORGES, João Pedro Targino SILVA, Gustavo Neves PINTO, Pedro Amorim VIDAL, Iana Vitoria Araujo MARQUES, Vitor Sauwen PAIVA, MARIA STELLA VASCONCELOS SALES VALENTE, JOÃO PEDRO ANDRADE AUGUSTO, Barbara Bezerra RICCIARDI, Francisco Julimar Correia de MENEZES