XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Influência da presença de metástase na sobrevida de paciente com tumor em cólon direito: Relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente M.B., sexo masculino, 74 anos de idade, apresentou queixa de dor abdominal em mesogástrio e hipocôndrio direito, de caráter inespecífico e piora após ingesta alimentar de início há 1 ano, além de perda ponderal (5 Kg em 4 meses). Ao exame físico do abdome, apresenta-se distendido, com diminuição dos ruídos hidroaéreos, timpânico e indolor à percussão. Foi realizada ultrassom de abdome superior que evidenciou espessamento irregular da parede de cólon transverso, aventada então a hipótese de câncer colorretal. A biópsia da lesão retirada em videocolonoscopia confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma mucossecretor ulcerado. Foi realizada cirurgia com intenção paliativa, uma hemicolectomia direita ampliada em oncologia com anastomose primária, foi encontrada presença de implantes metastáticos em peritônio e meso (carcinomatose). Após 5 meses de cirurgia, paciente apresentou obstrução intestinal, para desobstrução foi realizada ileostomia anteriormente a anastomose obstruída.

Discussão

O tratamento padrão para o câncer de cólon localizado envolve ressecção cirúrgica do tumor primário e linfonodos regionais, apesar de ser o tratamento de primeira linha para câncer de cólon localizado, na presença de metástases avançadas, estimada em 20% dos casos, o manejo torna-se mais complicado e debatido. A presença de metástases está associada negativamente a sobrevida desses pacientes, em média de 12-18 meses.

Comentários finais

Pacientes com metástases peritoneais têm maior risco de morte em comparação com pacientes com metástases não peritoneais, por isso há a necessidade de melhoria na detecção e tratamento de doenças peritoneais carcinomatose em pacientes com câncer colorretal, para aliviar os sintomas e também prolongar a vida do paciente. O paciente em questão tinha como indicativo uma cirurgia paliativa, devido a gravidade do tumor e pela presença de carcinomatose. A cirurgia foi com a intenção de aumentar a sobrevida do paciente. Entretanto, em um período de 5 meses, o paciente evoluiu para uma obstrução sendo necessária uma ileostomia. Cerca de 70% dos casos de obstrução aguda do cólon com desfecho cirúrgico é secundário ao câncer colorretal.

Palavras-Chave

Área

Cirurgia - Cólon

Autores

Helen Brambila Jorge Pareja, Fernando Torres Bermudes, Lorena Lex da Motta, Pedro Augusto de Assis Goes, Leonardo Vitor Pereira Dias, Thiago Lucas, Maria Eduarda Shono Maehara, Eraldo de Azevedo Coelho Junior, Isabela Reginato Cunha, Anna Paula Xavier Nóia, Rafaela Parizoto Fabrin, Mila Maria Pontelli de Souza Hauy