XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO ENDOSCÓPICO DE COMPLICAÇÃO CRÔNICA APÓS CIRURGIA BARIÁTRICA

Resumo

APRESENTAÇÃO DO CASO: Paciente de 67 anos, hipertensa, resistente à insulina, portadora de hiperuricemia, obesidade grau III, submetida a cirurgia bariátrica em 2019 (sleeve gastrectomy). Em seu pós-operatório imediato, há relato de diagnóstico de fístula gástrica, com revisão laparoscópica de emergência para lavagem da cavidade, uso de cola biológica e colocação de prótese em região gástrica, via endoscopia. Paciente necessitou de cuidados intensivos, entretanto se reabilitou, retirando prótese supracitada após 5 meses. Um ano e dois meses depois, é admitida em nosso hospital com febre há 1 mês, dor em ombro esquerdo e hipocôndrio esquerdo de forte intensidade, náuseas, vômitos e inapetência. Após avaliação multidisciplinar, foi diagnosticada fístula gástrica crônica pós sleeve. Iniciada antibioticoterapia de amplo espectro e instalado dreno percutâneo guiado por tomografia computadorizada, em volumosa coleção periesplênica de 5,2 x 3,8 cm. Em 12 de março de 2021, um dia após a referida drenagem, realizou-se a abordagem endoscópica, observando no corpo gástrico proximal, a presença de orifício ovalar de 7 mm de diâmetro, drenando líquido de coloração brancacenta. A cerca de 3 cm distalmente ao orifício fistuloso, identifica-se área de redução concêntrica da luz do órgão, podendo corresponder a topografia de ancoragem prévia da borda distal de prótese autoexpansível utilizada previamente. Executada septotomia do orifício fistuloso com pré-corte, seguida da colocação de dreno pig tail de 7 Fr, sob controle fluoroscópico, com drenagem de secreção purulenta observada de maneira imediata. Procedida então dilatação da área de redução da luz gástrica, através de balão de dilatação de 30 mm, com correção de desvio de eixo, sem intercorrências. O dreno percutâneo foi retirado no seu oitavo dia, seguido por alta hospitalar.
DISCUSSÃO: A Complicação como descrita, constitui um desafio multidisciplinar. O tratamento de eleição endoscópico intervencionista ainda é pouco utilizado em nosso meio, mas é altamente eficaz, evitando-se cirurgias de maior morbidez. O caso descrito constitui um exemplo bem sucedido de terapia endoscópica.
COMENTÁRIOS FINAIS: Paciente segue em acompanhamento ambulatorial multidisciplinar, apresentando evolução clínica favorável, com dieta oral e bom aporte nutricional, além de redução da coleção, estimada em 2,7 x 1,3 cm pela última tomografia de 24 de junho de 2021. O vídeo enviado demonstra o procedimento e seu seguimento endoscópico.

Palavras-Chave

Gastrectomia, fístula gástrica, cirurgia bariátrica, endoscopia

Área

Endoscopia - Endoscopia digestiva alta

Autores

Mailson Cruz Melo, Newton Teixeira Santos, Fernando Peres Silva, Lucas Soares Madeira, Tamires Soares Hoffmann, Leandro Teixeira Basto, Renato Abrantes Luna, Caio Vinícius Vasconcelos