XX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Dados do Trabalho


Título

Abdome Agudo Perfurativo secundário a Tuberculose Intestinal em paciente Imunocompetente: Relato de caso

Apresentação do Caso

R.S.C, 55 anos, masculino, previamente hígido, procura atendimento com queixa de dor abdominal difusa há 5 dias com piora há 1 dia. Relatava parada de eliminação de gases e fezes há 3 dias associado a vômitos. Queixava-se de dor abdominal leve e perda de peso de 10 kg nos últimos 2 meses. Ao exame físico o abdome tinha sinais de peritonite. Realizado Radiografia de abdome evidenciando pneumoperitônio. Indicada laparotomia exploradora, evidenciando líquido entérico livre associado a áreas esbranquiçadas aderidas a parede de delgado. Vistas áreas de estenose, com ponto de perfuração em íleo, respectivamente a 50 e a 20 cm da válvula ileocecal. Optada por realização de duas enterectomias com enteroenteroanastomose manual. Foi realizada sorologia, negativa para HIV. Paciente evoluiu no 5º pós operatório com deiscência da anastomose sendo submetido a nova enterectomia englobando área de deiscência, com anastomose primária. Anatomopatológico mostrou enterite crônica granulomatosa, com necrose de padrão caseoso. Imunohistoquímica com positividade para tuberculose. Iniciado seguimento com a Infectologia e dado início ao esquema terapêutico RIPE, porém paciente evoluiu com novas deiscências sendo necessário peritoniostomia, mantendo tratamento em UTI, evoluiu a óbito.

Discussão

A Tuberculose abdominal representa cerca de 5% de todos os casos de tuberculose. Os fatores de risco para o desenvolvimento de tuberculose abdominal incluem infecção por HIV, diabetes, malignidade e tratamento com agentes de fator de necrose antitumoral. O local mais comum de envolvimento é a região ileocecal. A obstrução intestinal é a complicação mais comum e pode ser decorrente de estenose ou aderências progressivas. A cirurgia pode ser necessária em casos de perfuração, abscesso, fístula, sangramento e/ou obstrução de alto grau e deve ser o mais conservadora possível. Em geral, a terapia antituberculosa é a mesma que para a tuberculose pulmonar. Idade avançada e atraso no início da terapia foram associados a taxas de mortalidade mais altas.

Comentários finais

A tuberculose intestinal ainda é um desafio diagnóstico, principalmente em pacientes não portadores do vírus HIV. O relato deste caso se justifica ao demonstrar que a tuberculose abdominal deve ser cogitada até mesmo em pacientes imunocompetentes, apesar da inespecificidade de sinais e sintomas, principalmente por se tratar de um país com epidemiologia favorável. O atraso no diagnóstico e tratamento aumenta a probabilidade de complicações e de mortalidade.

Palavras-Chave

tuberculose; tuberculose intestinal; abdome perfurativo; tuberculose em imunocompetente

Área

Cirurgia - Intestinos

Autores

Bruna Bueno Biondi, Bianca Martins Maldonado, Fernanda Carvalho Franco, Thaísa Richards de Andrade, Kaline Daniele de Souza Amaro, Tayna Mireli de Paula Molina, Luiza Oliveira Tocantins Álvares, Monna Hessen Banna de Oliveira